Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com The Tablet | 9 Abr 2021
Bento XVI agradece ao Papa Francisco pelo Ano de S. José
Numa rara entrevista, o Papa Emérito Bento XVI elogiou a devoção do seu sucessor a São José e agradeceu ao Papa Francisco por lançar um ano especial dedicado ao santo.
  © Realy Easy Star/Alamy

“Estou particularmente satisfeito com o facto de o Papa Francisco estar tão ciente da importância de São José”, disse Bento XVI ao jornal alemão Tagespost. “Por isso, li com particular gratidão e sincera aprovação a exortação apostólica  Patris Corde”, acrescentou.

“Com coração de Pai” é o título da Carta Apostólica do Papa Francisco pelo 150º aniversário da declaração de São José como patrono da Igreja universal. A publicação da carta coincidiu com a abertura do “Ano de São José”, a 8 de Dezembro, na festa litúrgica da Imaculada Conceição.

Reflectindo sobre a santidade de S. José, Bento XVI afirmou: “À ordem que lhe foi dada durante o seu sonho, a de tomar Maria por esposa, a sua resposta foi simplesmente esta: levantou-se e fez o que lhe foi ordenado. A correspondência entre missão e acção parece ainda mais forte do que na história da fuga para o Egipto”, quando José levou Maria e Jesus e fugiu para o Egipto para evitar Herodes, depois de anjo o ter avisado noutro sonho. Para Bento XVI, “o silêncio de São José é também a sua palavra”.

Na Carta Apostólica, Francisco escreveu que S. José é alguém em quem pensou constantemente durante a pandemia de coronavírus, uma crise que mostrou como as vidas de todos são tecidas em conjunto e “sustentadas por pessoas comuns, muitas vezes esquecidas. Pessoas que não aparecem nas manchetes de jornais e revistas, ou no último programa de televisão, mas que nestes tempos certamente moldam os eventos decisivos da história”.

Segundo o CNA Deutsch, durante a entrevista Bento XVI relatou a tradição da sua família de celebrar o Dia de São José, a 19 de Março, na sua Baviera natal.

A mãe de Bento XVI geralmente poupava para comprar um bom livro para o dia da festa. Para além disso, para comemorar o Josefi – designação dada ao dia na Baviera –, a família Ratzinger fazia café com grãos de café, que o pai de Bento XVI adorava, mas que a família não tinha como comprar todos os dias. Este café era bebido ao pequeno-almoço e uma toalha de mesa especial era posta para marcar o dia do santo. O Papa Emérito disse ainda que “havia sempre uma Prímula como sinal da Primavera que São José traz consigo”.

Artigo de James Roberts, publicado no The Tablet a 8 de Abril de 2021.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional