Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
Departamento da Pastoral Universitária | 27 Out 2021
(Des)Envolve-te: uma viagem de crescimento pessoal
Sessão de apresentação: 9 nov. | 20h30 | CPU

O Projeto (Des)Envolve-te está de volta para dar mais significado ao teu percurso académico!

Através da dinamização de atividades de voluntariado em várias instituições locais e da realização de reuniões mensais de encontro e de partilha, convidamos-te a aprofundar o teu espírito de solidariedade e de ajuda ao próximo, fomentando, em simultâneo, a tua responsabilidade social.

Neste novo ano académico, terás a possibilidade de participar em uma das suas 5 valências:

- Casa de Saúde Bom Jesus: consiste numa ação de apoio e acompanhamento de mulheres portadoras de doença mental, ao cuidado das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Através do desenvolvimento de atividades lúdicas, os universitários são motivados a expressar uma maior sensibilidade para com este grupo, incentivando-os a olhar a doença mental com maior proximidade e dignidade.

- Mais Horizonte: acompanhamento de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem ou provenientes de contextos sociofamiliares fragilizados. Visa fomentar uma relação de crescimento, de promoção da autoestima e da confiança, que acontece na relação de afeto, de proximidade e amizade que nasce entre o voluntário e o adolescente/criança.

- Projeto Homem: voluntariado promovido com jovens e adultos com dependências. Pretende contribuir para o enriquecimento formativo, pessoal e humano dos utentes desta instituição através de atividades de alfabetização, promoção da atividade física e cariz lúdico-pedagógico.

- Projeto IMA: pretende ser uma presença de amor e compreensão junto das crianças e adolescentes, utentes do Instituto Monsenhor Airosa.

- Projeto Sta. Estefânia: projeto focado no desenvolvimento pessoal e social de crianças da Instituição do Lar de Sta. Estefânia em Guimarães. Pretende criar uma ligação de crescimento, ensino e confiança de forma a estimular um progresso, não só a nível escolar, mas também a nível social e da autoestima, entre o voluntário e a criança/adolescente.

A sessão de esclarecimento realiza-se já no próximo dia 9 de novembro, às 20h30, no auditório do Centro Pastoral Universitário (CPU). Se quiseres tirar as tuas dúvidas antes de dar este passo, inscreve-te aqui.

Tira o teu passaporte, faz a tua mala, e entra nesta viagem de crescimento pessoal, com jovens universitários como tu. Desafia-te!

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária

Rua do Vilar, Gualtar