Encontros de Preparação para o Matrimónio - 2023/24

Veja AQUI as informações sobre os EPM a realizar no corrente Ano Pastoral.

Palavra de Vida
Palavra de Vida - março 2024

22 a 26 de junho, em Roma, Encontro Mundial das Famílias

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar
29 Jan 2016
Porquê casar pela Igreja?
Esta é uma pergunta tão importante. Há tanto para dizer, é tão significativo e fundamental que não sei por onde começar…

Casar pela Igreja é, antes de mais, receber o carinho e o amor incondicional de Deus de uma maneira excepcional, ao que chamamos receber o sacramento do matrimónio. Através dele, Deus “entra” no casamento e torna-se o seu alicerce mais fundamental. O casal torna-se, assim, ainda mais consciente de que Deus está a seu lado, “para o que der e vier”, e que Ele fará tudo para que o casamento possa ser fonte de felicidade e alegria.

O dia do casamento, para ter sentido, precisa de ser um ponto de chegada e de partida para o casal.

Ponto de chegada de uma relação que começou a ser construída, há tempo atrás. Relação de amizade dialogada, de conhecimento mutuo trabalhado, de caminhos discernidos, de oração que alimenta o caminhar, de arestas polidas, de sincronização de projetos, de desafios novos assumidos juntos e de um crescer ajudando e deixando-se ajudar, aprendendo a acertar o passo onde o companheiro de viagem é Deus. O casamento é a confirmação do sonho que o casal quer viver e que Deus deseja e abriga mais do que ninguém.

É, também, ponto de partida para a concretização desse mesmo sonho. Jesus, através da sua entrega constante na Eucaristia, do seu corpo e do seu sangue e da sua Palavra, faz-nos capazes de amar em todas as situações, mesmo quando as nossas forças se acabam e não podemos mais.

Casar é abrir-se com generosidade e compromisso responsável a uma vida fecunda. O amor é sempre criador, aberto e expansivo pelo que não pode fechar-se caprichosamente sobre si próprio, nem só sobre uma relação a dois.

Ao casar pela Igreja, o casal compromete-se, com a mesma Igreja a viver o amor de Jesus. Cada um dos noivos promete ser reflexo vivo de Jesus, na sua vida de família e pede ajuda à comunidade cristã e a todas as pessoas que lhe são significativas, para viver este mesmo sonho.

Ser rosto de Deus leva cada membro do casal a amar o outro com fidelidade, decisão e paixão, ajudando-o a crescer, a ser feliz e envolvendo todas as pessoas próximas nesse remoinho de amor. Este não será perfeito nem fácil, pois somos frágeis, mas permitirá ao casal, com a ajuda de Deus e de toda a comunidade, ultrapassar as tempestades e ventanias para construir uma relação que dá força, firmeza e esperança. Não há que esquecer que é no meio das tormentas que o sim dado naquele dia diante de todos e de Deus se torna razão de continuar, motivo para apostar sem desistir.

Casar pela Igreja é saber que há que tentar amar mais, muito e sempre, mesmo quando os ventos são contrários. E, é saber que há que aprender, também, a deixar-se amar.

Casar é, assim, a confirmação de que a relação do casal é profundamente humana e divina. Assim, os noivos, ao casarem revelam que querem fazer parte de uma família, que tem a Deus como Pai e a Jesus como irmão. Família com muitos irmãos com os quais é possível construir uma nova sociedade onde todos possam ser felizes e possam ser respeitados e amados pelo que são. Tudo isto só é possível pelo Espírito que dá a força e o discernimento.

Casar diante de Deus e na Igreja, num compromisso diante de todos, é pois querer que a relação a dois se a abra a participar no sonho que Deus tem: a construção de um mundo de mais paz e de mais amor.

texto de João Costa, Fraternidade Missionária Verbum Dei, publicado na rubrica Familiarmente do Jornal Voz da Verdade de 11 de Janeiro de 2015

Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar

Rua S. Domingos, 94 B

TLM