Boletim Paroquial
XXXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Onde há amor, aí habita Deus"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Padim da Graça
Cartório Paroquial | 25 Set 2023
XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM
XXV Comum_ano A_Boletim de Padim da Graça nº 469_2023-09-24
PARTILHAR IMPRIMIR
 

XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO A

Todos somos convocados. Ninguém fica de fora, porque Deus sai ao encontro de todos. É deste modo que Deus quer mudar o nosso coração, esvaziando-o do ciúme e da inveja, para o encher de generosidade e de amor.

PURIFICAR O OLHAR

Estamos perante uma das parábolas mais «surpreendentes e interpe­ladoras» (José Antonio Pagola). O protagonista é o senhor da vinha.

Apesar de ser conhecida como «a parábola dos trabalhadores da vinha», talvez seja mais adequado dizermos «a parábola do patrão que queria trabalho e pão para todos». Com esta parábola, Jesus Cristo realça dois pontos importan­tes: Deus ama todas as pessoas e a todas convida a viver a partir da comunhão com ele.

Quão difícil é aceitar este modo de ser e de agir de Deus! Quantos cristãos se sentem como aqueles trabalhadores matutinos que se consideram enganados?! É a lógica daqueles que pensam que tudo se mede a partir do esforço e do traba­lho. A verdade é que não se trata de uma questão de justiça, pois todos receberam o que tinha sido acorda­do, aquando do convite para traba­lhar na vinha. É, pois, uma questão de ciúme e de inveja: os primeiros não aceitam que todos, em especial os últimos, recebam o mesmo. A intervenção final do senhor da vinha é esclarecedora: «Amigo, não estou a ser injusto contigo. […] Quero dar a este último o mesmo que a ti. […] O teu olho é mau, porque eu sou bom?».

Temos de admitir que alguns confli­tos começam dentro de nós, a partir do ciúme e da inveja que deixamos crescer nos nossos corações. Seja­mos corajosos a reconhecer que, às vezes, também somos nós a pessoa difícil. Porque «a inveja é uma doen­ça do olhar, é sobretudo nessa dire­ção que se orienta a cura: melhorar­-se a si próprio, em vez de destruir o bem alheio» (Paolo Scquizzato).

Somos chamados a purificar o nosso olhar. É um poderoso antído­to contra o sentimento de inveja. Muitas vezes somos prisioneiros dos nossos padrões de julgamento e de avaliação. Não há aquele que chega primeiro, que é o mais merecedor, não há superioridade ou prioridade. Cuidemos o nosso olhar! O outro é um companheiro, não é um concor­rente, é um companheiro de jorna­da, é aquele com quem podemos compartilhar o pão de cada dia.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Padim da Graça
Casa Paroquial
Morada

Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.

Eucaristias

Semana

4ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

6ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

-------------

Sábado

20h [Igreja Paroquial]

Domingo

09h [Igreja Paroquial]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos