Mapa do Site Condições de Utilização © Arquidiocese de Braga. Todos os direitos reservados
A catequese por grupos já retomou, nos dias e horários correspondentes a cada ano.
O primeiro dia de cada ano civil abre com a visita abençoada de Deus. O nascimento do Emanuel é a bênção das bênçãos, que a todos alcança e a todos compromete no plano salvador. Celebremos o nome de Jesus!
A BÊNÇÃO DE DEUS
Festejar o Ano Novo é uma bênção do Emanuel. É o primado da graça que lembramos no primeiro episódio, uma das prioridades assinaladas na Carta Apostólica no termo do Grande Jubileu do Ano 2000: é uma bênção que brota do coração divino para nos cumular com o seu amor. Cultivemos aquela disposição interior, escreveram os nossos bispos na Mensagem para o tempo de Advento e Natal, que «revela a confiança fundamental na bênção de Deus, o Deus amigo das pessoas, que nos dirige o seu olhar amoroso e gracioso, que dá sustento e alento à nossa vida. […] A visita de Deus é a bênção que somos chamados a acolher, tornando-nos anfitriões da sua presença, da sua graça, da salvação que nos oferece em Jesus Cristo».
Festejar o Ano Novo há de ser motivo para, à maneira dos pastores, que glorificavam e louvavam a Deus, expressarmos a mais profunda gratidão e entoarmos o mais demorado louvor ao Deus que está connosco e nos abençoa.
O evangelho conclui: «foi chamado com o nome Jesus, o que fora dado pelo anjo antes de ter sido concebido no ventre materno».
Na tradição bíblica, o nome é mais do que uma escolha dos pais (ou dos padrinhos), antes indica a missão da pessoa. Neste caso, Deus comunica qual é a missão deste Menino: Jesus significa «Yahvé é o Salvador». O nome define a sua missão: salvar o povo dos seus pecados.
Jesus Cristo, ao longo de todo o evangelho, do nascimento na gruta de Belém à ressurreição na gruta de Jerusalém, mostra que veio para salvar o povo de todos os seus pecados. Mais ainda: continua a vir agora, a estar connosco, para nos abençoar com o mesmo amor que a todos salva de todos os pecados.
Qualquer relação de amor que seja autêntica, apoia-se no conhecimento do nome do outro. Neste caso, esse Outro, de quem ficamos a conhecer o nome, ou seja, a sua missão, está connosco todos os dias, para nos salvar, para crescermos e amadurecermos numa íntima relação de amor.
Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça
O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.
Novena do Menino
2ª a 6ª feira - 19h30 [Mosteiro]
sábado (24.dez) - 8h30 [Mosteiro]
-------------
Dia de Natal (25) | Ano Novo (1) | Epifania-Reis (8)
09h [Igreja Paroquial de Padim da Graça]
10h30 [Capela de Ns Senhora do Ó]
17h [Igreja do Mosteiro de Tibães]