Boletim Paroquial

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Padim da Graça
Francisco Marcelino Monteiro Esteves | 3 Abr 2022
V DOMINGO DA QUARESMA, ANO C
V Quaresma_ano C_Boletim de Padim da Graça nº 392_2022-04-03 e Liturgia Familiar

V DOMINGO DA QUARESMA, ANO C

Novidade e alegria são duas palavras-chave, no Quinto Domingo da Quaresma (Ano C). Para Deus, nada está perdido, o futuro está sempre em aberto. Ao povo exilado, longe da sua terra, o profeta anuncia um regresso ao país. Deus vai «realizar uma coisa nova, que já começa a aparecer». Uma alegria renovada envolve os corações: «parecia-nos viver um sonho». Hoje, a cada um de nós aplica-se a mesma dinâmica: «esquecendo o que fica para trás, lançar-me para a frente». O encontro entre Jesus Cristo e a mulher adúltera acusada por todos é eloquente: «Nem Eu te condeno. Vai e não tornes a pecar». Jesus Cristo não aprova o pecado, mas ama os pecadores e não os deixa ficar presos ao passado. Jesus Cristo abre-nos ao futuro, dá-nos a vida.

Pedir perdão a Deus pelas faltas é o quarto passo da oração do exame (de consciência). Merece o nosso melhor cuidado. A qualidade da nossa vida depende muito da maneira como entendemos este ponto: pedir perdão a Deus. Agora talvez possamos perceber melhor o significado do primeiro passo (a gratidão). «Quando o coração humano sabe que um outro coração o ama de modo profundo, fiel e incondicional, perde todo o receio. Pode então pedir com confiança o perdão que busca, porque já sabe ser inabalavelmente amado» (Timothy M. Gallagher). E, até em lágrimas, sou invadido por uma súbita alegria. Acredito mesmo que sou amado sem reservas? Deus é vida, possibilidade, abertura, relação, futuro, movimento para a frente!

Palavras-Chave:
Paróquia de Padim da Graça
Casa Paroquial

Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.

Eucaristias

Semana

4ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

6ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

-------------

20h [Igreja Paroquial]

09h [Igreja Paroquial]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos