Boletim Paroquial

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Padim da Graça
Francisco Marcelino Monteiro Esteves | 31 Out 2021
XXXI DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO B
XXXI Comum_ano B_Boletim de Padim da Graça nº 370_2021-10-31 e Liturgia Familiar

TRIGÉSIMO PRIMEIRO DOMINGO, ANO B

«Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças». Moisés lembra ao povo que a afirmação da fé envolve a totalidade da pessoa. Jesus Cristo, o único «sumo sacerdote perfeito para sempre», confirma as palavras do profeta e acrescenta que o amor a Deus se cumpre no amor aos outros: «Amarás o teu próximo como a ti mesmo». Para o cristão, este não é apenas um caminho possível; é o caminho único para a santidade. «Cuida de pôr em prática o que te vai tornar feliz»! Quem se esforça por viver assim no dia a dia pode então proclamar: «Eu vos amo, Senhor, minha força, minha fortaleza, meu refúgio e meu libertador, meu Deus, auxílio em que ponho a minha confiança, meu protetor, minha defesa e meu salvador».

O amor, declinado na relação com Deus e na relação com o próximo, abrange também a nossa interação com o meio ambiente. Tudo está interligado! Precisamos de converter o coração, o modo de pensar e os nossos comportamentos. Precisamos de repensar a maneira como tratamos os outros e o mundo. Amar é cuidar das feridas da Casa Comum; é ter um «olhar diferente» em relação à natureza; é viver uma espiritualidade ecológica; é assumir um estilo de vida sóbrio no uso dos recursos da terra; é assumir uma «cidadania ecológica» que se contrapõe ao modelo consumista e utilitarista baseado na cultura do descarte e do desperdício. A questão ecológica pertence ao núcleo do duplo mandamento da caridade. Onde há amor nascem gestos: proteger!

Paróquia de Padim da Graça
Casa Paroquial

Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.

Eucaristias

Semana

4ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

6ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

-------------

20h [Igreja Paroquial]

09h [Igreja Paroquial]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos