Mapa do Site Condições de Utilização © Arquidiocese de Braga. Todos os direitos reservados
Estão a decorrer as inscrições para a catequese deste próximo ano pastoral 2023/2024.
Assim, as crianças que fazem 6 anos, até 31 de Dezembro de 2023, podem ser inscritas, se assim for a vontade e fé dos pais, na proposta catequética desta comunidade paroquial. Para tal, deverão usar uma ficha própria que se encontra nas sacristias, bem como trazer a cédula da vida cristã e uma fotografia tipo passe.
A inscrição deve ser entregue na sacristia da igreja paroquial, no final das Eucaristias, até ao dia 17 de setembro.
Apelamos ainda a que, todas as crianças/adolescentes, que frequentaram no ano transato, façam a sua reinscrição para melhor organização do ano catequético.
Para facilitar e economizar, tempo e dinheiro, pode fazer a inscrição pelo seguinte link ou qrcode:
https://forms.gle/SzCqPPs3u72MtR9J6
XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO A
Abre-se para nós a porta que conduz a uma vida diferente, na qual o amor é a primeira e a única lei. Vamos formar uma comunidade cristã, um grupo dos discípulos, irmãs e irmãos, que se ajudam mutuamente a viver a Boa Nova de Jesus Cristo.
RECONHECER OS CONFLITOS
O evangelho apresenta um tema difícil: os conflitos e a correção fraterna. Como é que hão de viver, no seio da comunidade, as pessoas que decidiram seguir Jesus Cristo?
A proposta cristã não é mera teoria, palavras e boas intenções. O amor é um compromisso real e concreto, para ser vivido no quotidiano, nas relações entre as pessoas.
A correção fraterna implica um esforço, tanto daquele que é corrigido, como daquele que alerta para os desvios do comportamento alheio. Sempre a partir do amor, sempre com humildade. Trata-se de ajudar, com prudência, no momento adequado e com delicadeza.
Feita com amor, a correção fraterna é uma autêntica oração, confirmada pela presença do Mestre: «onde estão dois ou três reunidos em meu nome, aí estou no meio deles».
O modo como encaramos os conflitos é determinante para aferir a qualidade da nossa vida pessoal e comunitária. Jesus Cristo vai mais longe e até nos diz que disso depende a verdade da nossa relação com Deus. O ponto de partida é reconhecermos os conflitos como inevitáveis, ao mesmo tempo que os encaramos como oportunidade para elevar os níveis de confiança, entre duas pessoas, no seio de um grupo ou comunidade.
O Mestre pede-nos para não fugirmos do conflito, sermos nós a tomar a iniciativa: «Se o teu irmão pecar contra ti, vai ter com ele».
Um dos autores mais famosos nesta área, Dale Carnegie, sugere que, antes até de ir ter com o outro, comecemos por ter uma conversa positiva connosco, pois «as palavras que usamos para ‘falar’ connosco sobre os conflitos que enfrentamos têm uma grande força na formação da nossa atitude em relação aos mesmos». Em detrimento de pensamentos negativos, procuremos desenvolver pensamentos positivos, uma vez que a qualidade dos nossos pensamentos interfere no modo como agimos e reagimos às situações. Este é o primeiro passo para ser eficaz na resolução de conflitos e na relação com pessoas difíceis.
Rua do Mosteiro, 56
4700-565 Mire de Tibães
964 434 453
O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, por email ou telefone.
Semana
3ª feira - 19h [Mosteiro]
5ª feira - 19h [Capela de Ns Sra do Ó]
-------------
Sábado
19h [Capela de Ns Sra do Ó]
Domingo
10h30 [Mosteiro de Tibães]
Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.
Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.