Mapa do Site Condições de Utilização © Arquidiocese de Braga. Todos os direitos reservados
Estão a decorrer as inscrições para a catequese deste próximo ano pastoral 2023/2024.
Assim, as crianças que fazem 6 anos, até 31 de Dezembro de 2023, podem ser inscritas, se assim for a vontade e fé dos pais, na proposta catequética desta comunidade paroquial. Para tal, deverão usar uma ficha própria que se encontra nas sacristias, bem como trazer a cédula da vida cristã e uma fotografia tipo passe.
A inscrição deve ser entregue na sacristia da igreja paroquial, no final das Eucaristias, até ao dia 17 de setembro.
Apelamos ainda a que, todas as crianças/adolescentes, que frequentaram no ano transato, façam a sua reinscrição para melhor organização do ano catequético.
Para facilitar e economizar, tempo e dinheiro, pode fazer a inscrição pelo seguinte link ou qrcode:
https://forms.gle/SzCqPPs3u72MtR9J6
Semana Santa! Jesus Cristo pede licença para entrar e ser acolhido no âmago do nosso ser. Ser cristão é viver apaixonado pela humanidade, custe o que custar, sabendo que o caminho passa pelo Calvário, mas conduz à ressurreição.
EXERCITAR A CARIDADE
A Paixão segundo São Mateus dirige-se a uma comunidade de crentes que procura ler os acontecimentos à luz das Escrituras e da fé da Igreja. Como o centurião e os que estavam com ele, perante os acontecimentos, aprendemos a reconhecer o Crucificado como Filho de Deus: «Verdadeiramente este era Filho de Deus!».
A morte de Jesus é uma prova do excesso de amor, o ponto máximo do amor gratuito, «o amor na sua forma mais radical», como escreveu o Papa Bento XVI, e que nós aprendemos a dizer com a palavra caridade. Esta consciência de que, em Jesus Cristo, «o próprio Deus se entregou por nós até à morte, deve induzir-nos a viver, não mais para nós mesmos, mas para Ele e, com Ele, para os outros».
Jesus Cristo, com o excesso de amor doado na cruz, é sempre uma provocação para nós: somos provocados a superar qualquer indício de vida medíocre, que nos impede de acolher a novidade da presença divina; somos provocados a acreditar no Filho de Deus, do qual recebemos a luz que, de modo gratuito e imerecido, nos ilumina a partir de dentro para começar a ver as obras de Deus, do qual recebemos a nascente da água viva que sacia a nossa sede de amor e de sentido da vida.
Como dissemos sobre o jejum e a oração, também precisamos de crescer na esmola, ou seja, exercitar a caridade. A prática do amor gratuito passa por dar esmola, de modo regular, não só ocasional, quando nos deparamos com um mendigo ou participamos na recolha de fundos para uma instituição de solidariedade social. Comecemos com alguma coisa, pouco que seja, mas feito com regularidade. Todos os meses podemos retirar uma quantia para dar em favor de uma pessoa carenciada que vive junto de nós ou transferir para uma instituição. A esmola concentra em si as outras duas práticas: é um modo concreto de jejum e de oração, porque a esmola requer a renúncia de algo material em favor do outro, implica um sacrifício que é agradável a Deus. A esmola aproxima-nos do excesso de amor!
Rua do Mosteiro, 56
4700-565 Mire de Tibães
964 434 453
O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, por email ou telefone.
Semana
3ª feira - 19h [Mosteiro]
5ª feira - 19h [Capela de Ns Sra do Ó]
-------------
Sábado
19h [Capela de Ns Sra do Ó]
Domingo
10h30 [Mosteiro de Tibães]
Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.
Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.