AVISO aos Pais com filhos em idade da Catequese (2020/2021)

A catequese por grupos, em sala, já começou!
É obrigatório o cumprimento das indicações da DGS, dadas até ao momento e sugeridas pela hierarquia da Igreja, nomeadamente: uso de máscara, higienização das mãos e dos espaços, distanciamento razoável (evitando, quanto possível a proximidade e o toque nos outros).

Relembramos ainda as seguintes indicações:

-» É obrigatório que cada catequizando tenha o seu catecismo. No ano passado fizemos a experiência, com alguns anos, de seguir um modelo de aprendizagem a partir do YouCat para as crianças, que se revelou bastante positiva. Continuará com alguns anos. Recomendamos que não usem catecismos que já estão escritos. Se tal acontecer, deverão apagar bem as atividades que, porventura, já estão realizadas nesse catecismo, ao ponto de não serem decifradas.

-» Para além do custo do catecismo, é pedido a cada família um contributo monetário por cada catequizando (se possível o mínimo de 5€) para aquisição de material didático para a catequese e produtos de higienização para cada sala, ao longo do ano (os valores deve ser entregues ao catequista respetivo, até ao dia 31 de outubro).

-» Além de outros materiais pessoais (habitualmente necessários e que cada catequizando deve trazer para a catequese), a partir do 4º ano, com a Festa da Palavra, cada catequizando deve ter a sua Bíblia (a trazer para a catequese quando for solicitada pelo catequista).

Seguem os horários, dia e local, mas que podem sofrer alterações:

Boletim Paroquial
I DOMINGO DO ADVENTO, ANO C
CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL

História do Centro Social (ver)

Contacto (253 60 20 70)

Contas 2020 (ver)

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Mire de Tibães
Francisco Marcelino Monteiro Esteves | 23 Out 2021
XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO B
XXX Comum_ano B_Boletim de Mire de Tibães nº 420_2021-10-24 e Liturgia Familiar

TRIGÉSIMO DOMINGO, ANO B

O itinerário percorrido por Jesus Cristo, entre Jericó e Jerusalém, surge como modo de apresentar as condições para o discipulado. O cego Bartimeu, na margem, gritando e mandado calar, é modelo e lição para os apóstolos, ainda ‘cegos’ com a ambição do poder: curado, «recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho». Em Jesus Cristo, «sumo sacerdote [...] constituído em favor dos homens», cumpre-se a salvação anunciada pelo profeta Jeremias. Como naquele tempo, somos convidados a proclamar os louvores de Deus: «Soltai brados de alegria». Sim, «grandes maravilhas fez por nós o Senhor, por isso exultamos de alegria». Nós somos esse povo de salvos quando, pela fé, decidimos seguir as pegadas do Mestre, quando lhe confiamos toda a nossa vida.

Caminhar com Jesus, caminhar juntos: eis o grande desafio do discipulado, o grande desafio para a Igreja Católica, nos próximos tempos. O Papa Francisco afirma que a caminhada sinodal se constituiu como a nossa identidade de cristãos. Três palavras orientam este momento histórico, «o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio»: comunhão, participação e missão. Hoje, peçamos ao Senhor Jesus que nos cure a cegueira da autorreferencialidade, do clericalismo, da tentação do poder, de mandar calar as vozes incómodas. Sinodal é uma Igreja que acolhe o grito de todos, escuta os seus anseios, caminha com todos, certa de que, no diálogo, pode dar a conhecer as maravilhas que Deus fez e faz por nós. Onde há amor nascem gestos: caminhar juntos!

Paróquia de Mire de Tibães
Casa Paroquial

Rua do Mosteiro, 56
4700-565 Mire de Tibães

TLM

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, por email ou telefone.

Eucaristias

DIA DE TODOS OS SANTOS