AVISO AOS PAIS COM FILHOS EM IDADE DE CATEQUESE

A catequese por grupos já retomou, nos dias e horários correspondentes a cada ano.

Boletim Paroquial
II DOMINGO DO ADVENTO, ANO A
CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL

História do Centro Social (ver)

Contacto (253 60 20 70)

Contas 2020 (ver)

Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Mire de Tibães
Francisco Marcelino Monteiro Esteves | 24 Set 2016
História do Centro Social Paroquial de Mire de Tibães
PARTILHAR IMPRIMIR
 

1. História do Centro Social Paroquial de Mire de Tibães

O Centro Social Paroquial de Mire de Tibães é uma fundação, erecta em pessoa jurídica canónica pública, criada por iniciativa do denominado grupo “Mulheres em Movimento”, constituído sem finalidade lucrativa, com o propósito de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos, e para prosseguir, entre outros, o objetivo de proteção dos cidadãos na velhice, mediante a concessão de bens e a prestação de serviços.

A ideia de criar um Centro Social surgiu através de um programa do Padre Maia na SIC, o qual falava deste tipo de empreendimentos, despertando assim o interesse das “Mulheres em Movimento” em querer abrir um Centro Social.

As “Mulheres em Movimento” são um grupo de mulheres da freguesia de Mire de Tibães que se uniu com o intuito de visitar os idosos da freguesia, conversando com estes, ajudando-os a passar o tempo, fazendo-lhes alguma companhia.

Porém, sentiram estas mulheres que os idosos tinham necessidade de sair um pouco das suas casas, conviver uns com os outros.

Com o intuito de promover esse convívio e bem-estar nos idosos, as Mulheres em Movimento decidiram pedir ao Grupo de Unidos (um outro grupo da freguesia de Mire de Tibães) a sala de convívio da freguesia, com o objetivo de proporcionar aos mais velhos, um espaço de encontro para momentos de convívio.

Numa primeira fase, estes encontros ocorriam uma vez por semana, mais tarde, passaram a decorrer todos os dias, de segunda a sexta-feira.

Por forma a tornar a referida sala num espaço mais agradável e acolhedor para os idosos, começaram estas mulheres por comprar alguns utensílios como, um fogão, panelas, chávenas, copos, etc.

No ano de 2002, aquando da vinda do Sr.º Padre Morais para a paróquia de Mire de Tibães, o sonho deste grupo de mulheres na construção de um centro social para idosos, ganhou mais força, pois receberam do Sr.º Padre Morais grande incentivo na persecução desse projeto. Tendo sido ele que ajudou nos primeiros passos deste projeto.

Mais tarde, surge a necessidade de comprar uma carrinha para deslocar os idosos de casa até a referida sala de convívio e também a necessidade de comprar um terreno para a construção do Centro Social. Para arrecadação de fundos promoveram-se festas na sala de convívio, atividades desportivas, promovidas pelo Grupo de Unidos, fizeram-se feiras, onde o grupo das “Mulheres em Movimento” vendia os seus trabalhos manuais.

Aos poucos, foi-se amealhando algum dinheiro para ajudar nestas necessidades mais emergentes. Sendo de salientar o apoio dado pelo Grupo de Unidos.

O passo seguinte foi pedir à Junta de freguesia ajuda na procura de um terreno com boa visibilidade e bom preço para construir o Centro Social. E de facto, não foi fácil encontrar o terreno pretendido, dado que a Junta de Freguesia não encontrara nenhum terreno com os requisitos peticionados.

Mas com alguma persistência por parte deste grupo de mulheres, conseguiu-se mais tarde encontrar o terreno almejado.

Na verdade, foram tempos difíceis, com alguma indefinição e falta de apoio.

Entretanto surgiu o Programa Pares, bem como o apoio do Sr. Hermínio, do Sr. Padre Luís, entre outras pessoas, as quais foram decisivas no arranque do projeto do Centro Social, até à sua abertura.

De referir ainda que, este não é um projeto só das Mulheres em Movimento, mas também de toda a população, a qual ajudou em todas as campanhas e feiras realizadas para angariação de fundos.

Com a ajuda e dedicação de todas as pessoas envolvidas nesta obra, foi possível abrir o Centro Social Paroquial no dia 03 de Maio de 2010, mas com pleno funcionamento a partir da data de inauguração, a 24 de Setembro de 2010.

As maiores dificuldades já passaram e podemo-nos orgulhar de ter conseguido passar do sonho à realidade.

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Mire de Tibães
Casa Paroquial
Morada

Rua do Mosteiro, 56
4700-565 Mire de Tibães

TEL

253 622 669

TLM

964 434 453

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, por email ou telefone.

Eucaristias

Semana

3ª feira - 19h [Mosteiro]

5ª feira - 19h [Capela de Ns Sra do Ó]

-------------

Sábado 

19h [Capela de Ns Sra do Ó]

Domingo

10h30 [Mosteiro de Tibães]

Confissões
.
Visitas aos Doentes
.
Párocos