21 setembro 2022

Letónia também quer separar-se da Igreja Ortodoxa de Kirill

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Governo do país báltico promove lei para que a confissão seja independente de qualquer patriarcado estrangeiro.

O Parlamento da Letónia impulsionou a separação da Igreja Ortodoxa do país do Patriarcado de Moscovo.

Para este fim, o governo pediu ao Patriarca Kirill que reconheça oficialmente a independência da Igreja Ortodoxa da República Báltica de Moscovo. Fê-lo através de uma carta do Ministro da Justiça, Janis Bordans, em nome do Conselho de Ministros.

Igreja Autocéfala

Com este pedido, esperam que a Igreja Ortodoxa Letã possa ser considerada uma Igreja Autocéfala, ou seja, independente de qualquer patriarcado e governada pelo seu sínodo.

Algo que seria incluído numa nova lei proposta pelo actual governo conservador, proibindo a dependência de qualquer autoridade eclesiástica estrangeira.

Esta lei teve a primeira aprovação pelo Parlamento com 73 votos a favor contra 3 contra. Logicamente, a proximidade do líder ortodoxo com o presidente Vladimir Putin e a sua invasão da Ucrânia aceleraram esta reivindicação.

Para os políticos, esta separação é “uma questão de segurança nacional”. O próprio sínodo Letão também pediu ao clero e aos leigos para “preservarem a unidade da Igreja e observarem estritamente as leis do Estado Letão”, segundo o portal Katholisch.

A reacção russa foi de forte condenação da proposta da Letónia. Em declarações à agência noticiosa russa Interfax e porta-voz do patriarcado, salientou que “parece que os representantes da república laica, onde a Igreja está separada do Estado segundo a Constituição, decidiram continuar as suas actividades eclesiásticas ao estilo de monarquias confessionais de séculos passados”.

Artigo de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 21 de Setembro de 2022.