Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social | 25 Jan 2013
SEMANA DO CONSAGRADO
A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), a partir do seu secretariado regional para a Arquidiocese de Braga, vai assinalar o Dia do Consagrado com uma eucaristia solene. Esta celebração, que vai ser presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, está agendada para o próximo dia 3 de fevereiro, pelas 15h30, e vai decorrer na basílica dos Congregados, em Braga.

Segundo a responsável pelo secretariado regional da CIRP-Braga, a Irmã hospitaleira Fernanda Oliveira, «este ano não se vai realizar o habitual encontro do prelado com os superiores das comunidades religiosas», centrando-se as celebrações na eucaristia.
«Esta celebração não se destina apenas aos consagrados, mas a todos os fiéis que se queiram associar a esta data», afirmou.
Recorde-se que o Dia do Consagrado assinala-se anualmente a 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Menino Jesus no templo e da purificação de Nossa Senhora.
Entretanto, por ocasião desta data, assinala-se, pelo quarto ano consecutivo, a Semana do Consagrado. Esta iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa, vai decorrer entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro, e pretende abordar dioceses e paróquias, comunidades cristãs e religiosas, em todos os espaços eclesiais e com a qual CIRP colabora de forma particular.
O tema para este ano é “Peregrinos na fé, apóstolos na evangelização do mundo”. Como nos anos anteriores, em coordenação com a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal, a CIRP disponibiliza alguns materiais que podem ser aproveitados em momentos de oração, celebração e reflexão, disponíveis nas páginas da CIRP (www.cirp.pt) e da ECCLESIA, em dossier destacado (www.ecclesia.pt/semanadoconsagrado2013).
A CIRP-Braga tem ainda agendada para este ano, um dia de retiro para consagrados, agendado para o dia 10 de março, na comunidade dos franciscanos, em Montariol, Braga.