Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DM - Jorge Oliveira | 5 Fev 2023
Arquidiocese de Braga vê na JMJ uma oportunidade para despertar vocações
Equipas Arciprestais da Pastoral Vocacional reuniram-se no Centro Pastoral.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DM

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 esteve no centro do encontro anual das Equipas Arciprestais da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Braga, que se realizou sob o lema “Juntos, ensaiamos um SIM… Há pressa no ar!”, em consonância com a temática que preside ao ano pastoral da Arquidiocese., no dia 4 de fevereiro.

Reunidas no Centro Pastoral da Arquidiocese, as equipas abordaram a temática vocacional dos jovens numa estreita ligação ao caminho de preparação para a JMJ, a ter lugar em Lisboa de 1 a 6 de agosto.

Ao Diário do Minho, o coordenador do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional referiu que a Arquidiocese de Braga está focada e empenhada em proporcionar aos jovens uma caminhada que os ajude também a descobrir a sua verdadeira vocação, o seu projeto de vida. 

“A JMJ está a aproximar-se, é um grande acontecimento no nosso país e no mundo, e é uma grande oportunidade. Daí que o tema deste nosso encontro tenha ido buscar num dos versículos do Hino para esta JMJ  ‘Juntos ensaiamos um SIM’, e este sim do Batismo é o sim do projeto de vida que Deus escolhe para cada pessoa. E depois o subtema, ‘Há presa no ar’, que também é uma frase conhecida desse mesmo Hino, no sentido de que num jovem há sempre presa de fazer esta peregrinação interior rumo não apenas à JMJ, mas sobretudo ao projeto de vida e ao caminho que Deus tem escolhido para cada cristão, para cada jovem, para cada pessoa”, assinalou o cónego Mário Martins.

Segundo o responsável,  a pastoral juvenil vocacional “deve estar sempre presente no horizonte, no trabalho pastoral”, daí que o Departamento tenha decidido aliar esta temática ao encontro das Equipas que nos Arciprestados trabalham na pastoral das vocações.

Os trabalhos contaram com duas apresentações relacionadas alusivas à temática por Isabel Cunha, do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, e por Alberto Gonçalves, coordenadora do Departamento Arquidiocesano da Pastoral dos Jovens.

O encontro, que reuniu representantes das Equipas da Pastoral Vocacional de quase todos os arciprestados, assim como os coordenadores da Pastoral Familiar e da Pastoral dos Jovens,  iniciou com um momento de oração na Capela Imaculada.

Houve ainda um tempo dedicado à reflexão e partilha de testemunhos, na primeira pessoa, sobre as edições da JMJ e dinâmicas em pequenos grupos. 

Além deste encontro anual, o Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga promove outras atividades ao longo do ano para um trabalho em conjunto com as Equipas Arciprestais da Pastoral Vocacional.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190