DM | 12 Dez 2022
Sé de Braga celebra festa de Santa Luzia
A festa de Santa Luzia será celebrada amanhã, dia 13 de dezembro, na Sé de Braga, ao longo da manhã e à tarde.
  © DR

De acordo com o programa divulgado pelo Cabido, serão celebradas Eucaristias, às 8h30, 10h e às 11h30. No período da tarde será celebrada uma missa, às 17h30, antecedida da recitação do Terço (17h).

A devoção

Contemporânea das perseguições de Diocleciano, que decorreram entre 303 e 311, Santa Luzia foi martirizada na sua cidade natal: Siracusa, na Sicília. Ficando sem pai ainda muito jovem, Santa Luzia terá sido prometida em casamento a um homem rico pela sua mãe, Eutícia. Todavia, a jovem pretendia preservar a sua virgindade, consagrada por si a Cristo, pelo que atrasou o matrimónio durante um longo período.

Oriunda de uma família rica, Santa Luzia possuía um dote avultado que viria a distribuir pelos pobres com autorização de sua mãe, depois de esta ter sido curada de uma doença hemorrágica durante uma peregrinação que as duas fizeram ao sepulcro de Santa Águeda, na Catânia (Sicília). Sabendo notícias da distribuição da fortuna familiar pelos pobres, o seu noivo denunciou a jovem ao perfeito de Siracusa, Pascásio, acusando-a de professar a fé de Cristo.

Presa, Santa Luzia é condenada à desonra, mas nem os guardas conseguiram movê-la do chão, nem várias juntas de bois, tal era a força da sua fé.

Santa Luzia é, muitas vezes, representada com bois em seu redor, mas a imagem mais icónica da mártir é a salva com os seus olhos, arrancados durante a tortura que antecedeu a sua morte.

Em Roma, contam-se pelo menos vinte igrejas com o seu nome, constituindo uma devoção antiga e popular.

Palavras-Chave: