Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira | 23 Nov 2022
30 dias de oração com D. Delfim Gomes-Dia 20
Quarta feira, 23 de novembro - S. Clemente I, papa e mártir / A Catedral de Bragança: O Batistério, “Epifania da Graça”
  © DR

Pelo Batismo, unimo-nos à morte e ressurreição de Cristo e tornamo-nos membros participantes do Seu corpo. Na edificação do corpo de Cristo “há diversidade de membros e de funções”, aos quais o Espírito “distribui os Seus vários dons, conforme a sua riqueza e a necessidade de cada ministério” (Lumen Gentium 7). Pelo Espírito, somos introduzidos, alimentados e unificados no Corpo de Cristo, que é a Igreja.

Na catedral de Bragança, a diversidade e unidade da Igreja encontram representação na obra “Epifania da Graça”, da autoria de Ilda David’, mosaico que reveste a parede do batistério. Trata se de um mosaico tríptico, cujo quadro central narra o batismo de Jesus, sendo constituído por pedaços de pedras de cores diversas, provenientes de vários pontos do mundo: Portugal, Espanha, Bélgica, China, Índia e Brasil.

Neste dia 23 de novembro, a Igreja celebra a memória de S. Clemente I, papa e mártir do final do século I. Na primeira carta que dirigiu aos Coríntios, referiu-se à diversidade e unidade da Igreja afirmando: “A cabeça sem os pés nada é; nem, tampouco, os pés sem a cabeça. Até os menores membros do corpo são úteis e necessários ao resto do corpo. Todos convivem e atuam em submissão unânime para salvarem todo o corpo. Que se conserve, portanto, por inteiro o corpo que formamos em Jesus Cristo e cada um se submeta a seu próximo, conforme o carisma que lhe foi dado” (Cap. XXXVII 4-5; Cap. XXXVIII 1).

Com o nosso pensamento na missão episcopal que D. Delfim Gomes se prepara para assumir, pedimos ao Senhor que conceda aos Bispos os dons do Espírito, necessários à promoção da unidade da Fé e da harmonia na Igreja, corpo místico de Cristo ressuscitado.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva