Pe. Manuel Joaquim Fernandes da Costa | 11 Nov 2022
Sé, Cividade e S. João do Souto Evocam memória do Cón. Veloso
Cónego Manuel Oliveira Veloso, serviu a paróquia da Sé entre 1962 e 1995, e dedicou o seu dia a dia à vida paroquial, à catequese, à vida celebrativa e litúrgica e aos movimentos apostólicos.
  © DR

No dia 15 de novembro, terça-feira, passa o décimo aniversário de falecimento do Sr. Cón. Manuel de Oliveira Veloso. Às 21H00, na Igreja do Pópulo, a Comunidade Interparoquial da Sé, Cividade e S. João do Souto reúne-se para celebrar Eucaristia na qual será evocada a sua memória.
No sábado, dia 19, a mesma comunidade Interparoquial, promove uma romagem à sua terra natal, Calendário, Vila Nova de Famalicão, onde está sepultado. Haverá celebração da Eucaristia às 16h, seguida de visita ao cemitério local com um momento de oração e deposição de uma coroa de flores. Está prevista a saída da igreja do Pópulo às 15h00. As pessoas que necessitarem de transporte deverão inscrever-se na sacristia da igreja do Pópulo ou na receção do Patronato de Nossa Senhora da Torre.
O Sr. Cón. Veloso serviu a paróquia da Sé de 1962 a 1995. O seu zelo de servidor fez-se sentir no dia a dia da vida paroquial, com especial atenção à catequese, à vida celebrativa e litúrgica, aos movimentos apostólicos, desde a Legião de Maria, à Liga Eucarística, à Conferência Vicentina, ao Movimento Shalom. Também com a sua colaboração teve origem, nas instalações do Patronato de Nossa Senhora da Torre, a Equipa Espiral, voltada para a dimensão recreativa e cultural.
Também o Patronato de Nossa Senhora da Torre teve, sob a sua orientação, um papel determinante para muitas famílias, crianças e jovens. Foi marcante toda a sua dedicação à população em geral, mas sobretudo aos mais pobres. A Casa de Fão e a organização anual das “colónias de férias” marcaram positiva e definitivamente a vida de muita gente da paróquia e da cidade.
No contexto do “Dia mundial do pobre” e pela ocasião da passagem do décimo aniversário do seu falecimento, a Comunidade Interparoquial da Sé, S. João do Souto e Cividade, reúne-se para louvar e bendizer e agradecer ao Bom Pastor e Senhor da vida por aquele servidor e pastor, que deixou o legado da simplicidade, do espírito de pobreza e de nobreza na vida, na celebração da fé, na comunicação e na partilha.