Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira | 7 Nov 2022
30 dias de oração com D. Delfim Gomes-Dia 4
Segunda feira, 7 de novembro - A Igreja Particular de Bragança‐Miranda, sufragânea de Braga
  © DR

A Igreja, para cumprimento do mandato de Cristo – que seja apascentado e cuidado todo o povo de Deus em todos os cantos do mundo – é constituída por Igrejas particulares, sendo estas, primariamente, as Dioceses.

A Diocese, porção do povo de Deus confiada ao Bispo, é delimitada a um certo território, compreendendo todos os fiéis que nele habitam (CDC 369, 370). Ao longo da história, a organização das Igrejas particulares, nomeadamente das Dioceses, sofreu múltiplas alterações, fruto das realidades e dinâmicas de cada tempo e de cada território.

Assim sucedeu com a Diocese de Bragança‐Miranda. Em 22 de Maio de 1545, pela Bula Pro excellenti Apostolicae Sedis, o Papa Paulo III criou a diocese de Miranda, constituída por cinco arciprestados antes integrados na Arquidiocese de Braga, com a exceção de algumas áreas da fronteira norte, que estavam sob a dependência de Astorga. Em 30 de Setembro de 1881, pela Bula Gravissimum Christi Ecclesiarum do Papa Leão XIII, o Vicariato de Moncorvo, até então território arquidiocesano, foi integrado na Diocese transmontana.

Bragança‐Miranda é uma diocese sufragânea da Arquidiocese de Braga. Tal significa que integra a Província Eclesiástica de Braga, presidida pelo Arcebispo Metropolita.

Os laços estreitos da história e a comunhão eclesial que unem as duas dioceses são mais uma vez reavivados pela nomeação de um membro do clero brigantino para o episcopado bracarense.

Que a nomeação de D. Delfim Gomes para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga seja sinal de unidade para a província eclesiástica, particularmente para a porção do Povo de Deus que peregrina em Bragança‐Miranda e em Braga.