Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira | 6 Nov 2022
30 dias de oração com D. Delfim Gomes-Dia 3
Domingo, 6 de novembro - Sucessores dos Apóstolos, dóceis ao Espírito, como Maria; Eucaristia da gratidão (Despedida de D. Delfim da UP Senhora da Assunção).
  © DR

O título de “Sucessor dos Apóstolos” está na raiz do ministério pastoral do Bispo e da sua missão na Igreja. Tal como Jesus chamou a Si doze Apóstolos e lhes confiou a missão divina de, unidos a Ele, pregarem o Reino de Deus, os Bispos, por instituição divina, mediante o Espírito Santo que lhes é conferido, sucedem aos Apóstolos no cumprimento dessa missão (Cf. Intr. Apostolorum Successores).

O ministério dos Bispos, sucessores dos Apóstolos, encontra conotações e referencial na espiritualidade mariana e no perfil marial da Igreja: Tal como Maria, na Igreja nascente, se uniu aos Apóstolos e aos discípulos de Jesus na oração unânime e perseverante, na expectativa do Espírito Santo, une-se, por vínculo indissolúvel, aos sucessores dos Apóstolos; como Mãe universal, é modelo e imagem da Igreja; pela obediência, pela fé, pela esperança e pela caridade, cooperou de modo singular na obra salvífica de seu Filho e é modelo e apoio para o Bispo na sua modelação ao rosto de Cristo e na concretização da missão que lhe está confiada (Cf. Apostolorum Successores 33).

No caminho para a ordenação episcopal, D. Delfim Gomes despede-se hoje da missão paroquial na Unidade Pastoral Senhora da Assunção, com a celebração da Eucaristia dominical na Igreja matriz de Vila Flor.

Que Maria, sob a invocação de “Senhora da Assunção”, seja para D. Delfim Gomes via de ligação a Cristo e sinal de consolação, de coragem e de esperança para toda a Igreja.