DACS | 16 Mai 2022
Peregrinação da Zona Pastoral da Lapinha
Festa começa no dia 28 de Maio e termina a 29, com a Procissão, seguida da tradicional bênção aos campos.

A Irmandade de Nossa Senhora da Lapinha, situada no Santuário da Lapinha, paróquia de São Lourenço de Calvos, irá realizar a peregrinação da Zona Pastoral da Lapinha no Santuário, no próximo dia 29 de Maio.

No dia 28, pelas 20h30, decorre a eucaristia, seguindo-se a procissão de velas no Sanuário.

No dia 29, às 15h45, dá-se a chegada das paróquias ao Santuário, seguindo-se, às 16h00, a Eucaristia. Pelas 17h00 começa a Procissão, seguida da tradicional bênção aos campos.

A festa do Espírito Santo, de tradição medieval, era realizada na “oitava do Espírito Santo”, e a ela deveriam acorrer os párocos das paróquias circundantes, mas também os fiéis, numa atitude de agradecimento e solicitação de proteção para as colheitas. Por este facto, a festa era também conhecida como “festa da padroeira dos lavradores”, não só daquele lugar da Serra de Santa Catarina, mas de todas as comunidades que viviam dependentes dos frutos da terra.

A Irmandade, no cumprimento dos seus estatutos, deveria preparar a festa com toda “a pompa e grandesa compatível com o rendimento”. Da parte da manhã havia a missa cantada e sermão, e de tarde saía a “(...) procissão ao cruzeiro, adornada de anjinhos... terminando com a bênção dos campos(...)”.

A necessidade de pedir a intercessão de Maria, retábulo da vida, para abençoar os frutos que iriam brotar da terra, fazia desta festividade uma das mais concorridas do concelho vimaranense e da Senhora da Lapinha uma das mais afamadas do povo.

Ainda hoje a festividade mantém a participação das paróquias vizinhas, e por isso é designada como “peregrinação da Zona Pastoral da Lapinha”.

Palavras-Chave: