DACS com Agência Ecclesia | 5 Mai 2022
Papa convida a superar “mentalidade que separa sacerdotes e leigos”
Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações destaca a necessidade de “caminhar juntos” no processo sinodal que decorre até 2023.
  © Paul Haring/CNS

O Papa fez, na mensagem para o 59.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, um convite para a superação da ideia de separação entre sacerdotes e leigos na Igreja Católica, destacando a necessidade de “caminhar juntos” no processo sinodal que decorre até 2023.

No texto, divulgado esta quinta-feira pelo Vaticano, Francisco afirma que é preciso acautelar-se da mentalidade que separa sacerdotes e leigos, considerando protagonistas os primeiros e executores os segundos, e levar por diante a missão cristã, conjuntamente, leigos e pastores como único Povo de Deus

A mensagem, com o tema “Chamados para construir a família humana”, evoca os “ventos gélidos da guerra e da opressão”, além de “fenómenos de polarização” – contexto no qual, diz o Papa Francisco, a Igreja continua o processo sinodal iniciado em 2021, pela “urgente necessidade de caminhar juntos cultivando as dimensões da escuta, participação e partilha”.

O Santo Padre explica que, “juntamente com todos os homens e mulheres de boa vontade, queremos contribuir para construir a família humana, curar as suas feridas e projectá-la para um futuro melhor”, e propõe um “amplo significado” na interpretação do que é uma vocação, “no contexto duma Igreja sinodal que se coloca à escuta de Deus e do mundo”.

Francisco destaca uma vocação comum de ser “guardião” do próximo e da natureza, construindo “laços de concórdia e partilha” que abram caminho a “uma grande família humana unida no amor”, e esclarece que vocação não é apenas “escolher esta ou aquela forma de vida, votar a própria existência a um determinado ministério ou seguir o encanto do carisma duma família religiosa, dum movimento ou duma comunidade eclesial; mas trata-se sobretudo de realizar o sonho de Deus, o grande desígnio da fraternidade que Jesus tinha no coração”.

O líder da Igreja Católica convida ainda todos a acolher o “olhar de amor” de Deus, que revela em cada um novas “potencialidades”, e pede que os católicos que coloquem à escuta da Palavra, para se abrirem “à vocação que Deus nos confia!

A mensagem termina com a evocação do exemplo concreto de José Gregorio Hernández (1864-1919), médico venezuelano conhecido pela sua dedicação aos pobres, beatificado em Caracas a 30 de Abril de 2021 – e já conhecido pela população venezuelana como santo -, como “testemunha exemplar do que significa acolher a vocação do Senhor”.