Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 28 Dez 2021
Cripta do Sameiro tem novo sacrário
Peça tem o nome “Sagrado Coração”.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

A Cripta do Santuário do Sameiro, em Braga, tem, desde o dia 8 de Dezembro, um novo sacrário, denominado “Sagrado Coração” e concebido pelo artista Jacques Ruela.

A peça está colocada no espaço da capela-mor, fazendo contraponto à imagem de Nossa Senhora do Sameiro. Concebida em madeira de kambala escura, tem um formato retangular, é rematada superiormente por um pequeno crucifixo e, na porta do sacrário, sobressai uma custódia, com o receptáculo radiante, os vidros da radiação iluminados por luzes escondidadas por detrás do receptáculo e que podem mudar de cor conforme a solenidade ou tempo litúrgico que se vive.

Da porta do sacrário emergem duas mãos abertas, em postura de entrega, que seguram um coração (em pedra de sal), iluminado interiormente com uma cor vermelha, dando um aspecto real a esse símbolo eloquente do amor infinito de Deus por todos nós”, explica a Confraria de Nossa Senhora da Conceição do Monte Sameiro em comunicado.

A porta do sacrário tem a forma de ogiva romana, com uma escultura em baixo relevo, da autoria de Pedro César Teles, a representar um pelicano a dar de comer às suas crias.

A Confraria do Sameiro deixou ainda um agradecimento ao mesário Fernando Araújo, que custeou o investimento neste novo sacrário.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190