DACS | 21 Set 2021
Apresentado livro do Pe. Hugo de Azevedo no Museu Pio XII
O sacerdote privou com S. Josemaria Escrivá, por isso é uma perspectiva privilegiada que apresenta no livro sobre o Fundador e a sua especial relação com Portugal, Fátima e os portugueses.
  © Opus Dei

No âmbito da Exposição Comemorativa dos 75 anos do Opus Dei em Portugal, foi apresentado no Museu Pio XII o livro “O Fundador do Opus Dei em Portugal: Um Testemunho Pessoal”, da autoria do Pe. Hugo de Azevedo.

O Pe. Hugo, depois de realizar o ensino secundário em Santo Tirso e no Porto e os dois primeiros anos de Direito em Coimbra e Lisboa, seguiu para Roma, onde viveu vários anos junto de S. Josemaria e onde se doutorou em 1956 pela Universidade Lateranense em Direito Civil Comparado e Direito Canónico.

Sacerdote da Prelatura do Opus Dei desde 1955 – o primeiro sacerdote da Prelatura em Portugal – tem vários livros publicados e colabora em jornais e revistas. Manteve uma coluna no "Jornal de Notícias" durante nove anos.

Tendo estado presente em quase todas essas ocasiões descritas, o relato adquire valor testemunhal, sendo "importante recolher de algum modo o clima familiar da convivência com S. Josemaria", pode ler-se no site do Opus Dei.

Segundo o autor, o Pe. Hugo de Azevedo, registar as estadias de S. Josemaria em Portugal é um dever, assim como dá-las a conhecer: "aquilo a que nestes dias se chama realidade aumentada, isto é, conhecer mais de perto e mais extensamente o que até as grandes biografias têm de resumir".

Perante uma assistência de cerca de cem pessoas, o evento teve início com um momento musical, ao que se seguiu a intervenção do Cón. Fernando Sousa e Silva, que apresentou e elogiou o autor.

Seguiu-se um momento musical com um coro a interpretar a quatro vozes uma canção com letra da autoria do próprio Pe. Hugo de Azevedo. Ainda houve espaço para debate com o público e o evento terminou com uma sessão de autógrafos.

Palavras-Chave: