DACS com Vatican News | 2 Fev 2021
Há novas orientações sobre a celebração de Santa Marta, Maria e Lázaro
Igreja passa a celebrar os Santos Marta, Maria e Lázaro numa única Memória Litúrgica, a 29 de Julho. São Gregório de Narek, São João De Ávila e Santa Hildegarda de Bingen são inscritos no calendário Romano Geral.

Foi publicado hoje, terça-feira, 2 de Fevereiro de 2021, o Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos sobre a inscrição das celebrações de alguns Santos no Calendário Romano Geral e o Decreto com novas orientações sobre a celebração de Santa Marta, Maria e Lázaro.

“A tradicional dúvida na Igreja latina acerca da identidade de Maria – a Madalena a quem Cristo apareceu depois da ressurreição, a irmã de Marta, a pecadora a quem o Senhor perdoou os pecados – determinou a inscrição, no Calendário Romano, unicamente de Marta no dia 29 de Julho”, começa por referir o decreto.

A Congregação refere que a solução foi encontrada em estudos de tempos recentes, "tal como atesta o Martirológico Romano", que comemora igualmente no mesmo dia Maria e Lázaro.

“Considerando o importante testemunho evangélico dos três irmãos, que ofereceram ao Senhor Jesus a hospitalidade da sua casa, prestando-lhe uma atenção dedicada, e acreditando que Ele é a ressurreição e a vida, o Sumo Pontífice Francisco, acolhendo a proposta deste Dicastério, decidiu que no dia 29 de Julho seja inscrito no calendário Romano Geral a memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro”, conclui a Congregação.

Inscritos no Calendário Romano: Narek, João de Ávila, Hildegarda, Marta, Maria e Lázaro

“Considerando as recentes atribuições do título de doutores da Igreja a peculiares figuras dos santos do Ocidente e do Oriente, o Papa Francisco decretou inscrever no Calendário Romano Geral a memória facultativa de São Gregório de Narek, abade e doutor da Igreja, no dia 27 de Fevereiro, São João de Ávila, presbítero e doutor da Igreja, no dia 10 de Maio, e de Santa Hildegarda de Bingen, virgem e doutora da Igreja, no dia 17 de Setembro”, pode ler-se no decreto de inscrição.

No documento assinado pelo prefeito do organismo Pontifício, o Cardeal Robert Sarah, e pelo secretário, D. Arthur Roche, é ainda possível ler que "a santidade está unida ao conhecimento, que é experiência do mistério de Jesus Cristo, indissoluvelmente unido ao mistério da Igreja". A sabedoria que caracteriza estes homens e mulheres não lhes dirá unicamente respeito, uma vez que, ao toranrem-se discípulos da divina Sabedoria, passam a ser "mestres de sabedoria para toda a comunidade eclesial".

As novas memórias deverão ser inscritas em todos os Calendários e Livros Litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas. Os textos litúrgicos a serem adoptados deverão ser traduzidos, aprovados e, depois de confirmados pelo Dicastério, publicados pela Conferência Episcopal.

Palavras-Chave:
Marta  •  Maria  •  Lázaro  •  Narek  •  João de Ávila  •  Hildegarda  •  Santos  •  Liturgia