Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 3 Jul 2019
Caxinas recebeu celebração arciprestal do Sacramento da Confirmação
Celebração juntou 379 Crismandos, sendo 201 do sexo feminino e 169 do sexo masculino.
  © DR

Caxinas recebeu no passado Domingo a celebração Arciprestal do Sacramento da Confirmação. A celebração juntou as paróquias de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, num total de 379 Crismandos, sendo 201 do sexo feminino e 169 do sexo masculino.

Com a presença dos responsáveis das equipas formadoras do Seminário de Braga, a celebração foi presidida por D. Jorge Ortiga.

Durante a homilia, o prelado referiu a renovação das promessas do Baptismo dirigindo-se aos jovens.

“Depois de dez anos de catequese estais na disposição interior de, na liberdade, confirmar o que os vossos pais e padrinhos disseram por vós. No Evangelho Jesus respeita a liberdade de cada um e que bom é pensar nisto: Jesus respeita a minha liberdade. Tomai por isso consciência neste primeiro momento do que cada um de vós quer dizer e prometer. Hoje, no meio de tantos caminhos, estais aqui para prometer uma vida cristã e de fidelidade a Deus, 24 horas por dia, e todos os dias da vossa vida”, afirmou.

O Arcebispo fez ainda alusão ao gesto de Imposição das Mãos, referindo que, desde o início, e através da imposição das mãos dos Apóstolos, a Igreja comunica o Espírito Santo.

"Hoje, se a vossa vida é um dizer «sim» aos caminhos de Deus, procurai apegar-vos ao Espírito Santo, fazer silêncio para ouvir a sua voz e o seguir. O Espírito Santo é sobretudo fortaleza, para seguir o caminho, dizer «não» ao que se deve dizer «não», e dizer «sim» ao que se deve dizer «sim»”, explicou.

O prelado recordou que cada jovem iria ser marcado com uma cruz, estabelecendo uma analogia com a compra de um livro.

“Quando compramos um livro e colocamos lá o nome, significa que é meu. Hoje na fronte de cada um é colocada a marca de Cristo, a assinatura de Cristo, de modo que cada um de vós devia sentir-se propriedade de Cristo. O Cristão é muito mais que a Eucaristia ao Domingo, é aquele que quer seguir Cristo em todos os momentos da vida. Significa que O devemos seguir com a nossa vida, solteiros ou casados, em todos os momentos”, disse.

Congratulando-se pela presença das Equipas formadoras do Seminário de Braga, desafiou ainda cada um dos presentes a questionar se a voz do Espírito não os estará a convidar para a consagração a Deus.

“Aproveitai o dia de hoje para dizer sou livre, e nada me impede de seguir Jesus”, concluiu.

Palavras-Chave:
Caxinas  •  Crisma  •  Confirmação  •  Vila do Conde  •  Póvoa de Varzim