DACS | 27 Mar 2018
Cáritas pede "pequenos gestos" de solidariedade com migrantes
O presidente da Cáritas Internacional anunciou também uma semana de acção mundial para partilhar uma refeição com os migrantes.
  © Getty/AFP/Taha Jawashi

“Não precisamos necessariamente de fazer coisas extraordinárias e extravagantes para mudar a vida das pessoas”, explica Luis Antonio Tagle, presidente da Cáritas Internacional, numa mensagem dirigida todos os católicos para o período pascal. Para o cardeal, os “gestos” de solidariedade podem ser “pequenos, gestos ordinários”, se forem realizados “com sinceridade” e “iluminados pela compaixão humana”.

“Podem fazer coisas extraordinárias; Convidamos a ver Jesus nos migrantes e em vocês mesmos”, acrescentou. O cardeal afirma ainda que Cristo convida “a remover as pedras que bloqueiam o coração e a imaginação”, e a compartilhar a viagem com os outros, “em especial os mais vulneráveis, como os migrantes”.

Neste contexto, Luis Antonio Tagle anunciou uma semana de acção mundial no âmbito da Campanha Cáritas ‘Partilhar a Viagem’, de 17 a 24 de junho. O presidente da Cáritas convida a partilhar uma refeição com os migrantes, para recordar que todos são “uma só e única família mundial” e precisam uns dos outros.

“Com essas pequenas ações de compreensão e de comunhão, esperamos criar uma onda de solidariedade mundial que remova as pedras que nos bloqueiam, uma onda que nos leve numa viagem que acenda a nossa imaginação”, desenvolveu o arcebispo filipino na mensagem divulgada.

Palavras-Chave:
Cáritas  •  Migrantes  •  Refugiados  •  Solidariedade