Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
1 Mar 2018
Nota pastoral sobre o tríduo pascal e compasso
Arcebispo Primaz publicou nota pastoral para sublinhar importância da celebração do tríduo pascal.

O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, publicou uma Nota Pastoral sobre o Tríduo Pascal e Compasso onde asinala a Páscoa como oportunidade para encontrar "caminhos de nova evangelização que estimulem à presença de Cristo Ressuscitado na História da Humanidade".

"É de louvar o intuito da Semana Santa de Braga de suscitar nas comunidades da cidade esta responsabilidade de vivência pascal, sobretudo nas eucaristias e nos tradicionais compassos. De modo semelhante, todas as comunidades da nossa Arquidiocese deveriam programar as suas actividades segundo esta lógica. Na ausência do encontro real e festivo com Jesus, nenhuma tradição é válida por si mesma", apontou.

Neste sentido, o prelado lembrou ainda a determinação do Sínodo Diocesano (que deu origem, posteriormente, à Nota sobre a Visita Pascal de 4 de Janeiro de 2004) sobre a valorização da eucaristia — em particular no Domingo de Páscoa — e a dignificação da visita pascal.

"Convido todas as comunidades da Arquidiocese a um trabalho sério de tomada de consciência da centralidade da Páscoa no quotidiano das suas vidas. Como sinal eloquente deste caminho espiritual, creio que o compasso deve ser preparado convenientemente e vivido festivamente. Percorramos, de casa em casa, as estradas das nossas cidades e aldeias com traços de beleza e, no final, juntemos todos os compassos como sinal de que esperança brotará no coração dos homens e das instituições", concluiu.

[Pode descarregar aqui a Nota Pastoral]

Palavras-Chave: