MEC's

Caminhadas litúrgicas

Itinerário para o Advento e Natal

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para a Liturgia
21 Jan 2016
IV Domingo Comum C
"Eu estou contigo para te salvar"

Os livros proféticos costumam apresentar uma descrição da vocação daquele que é chamado a ser porta-voz de Deus. O caso de Jeremias é singular. Trata-se de um homem retraído, que sofre horrivelmente por causa da tarefa que lhe foi incumbida. Alguns versículos do texto proposto para primeira leitura do quarto domingo (Ano C) dão conta do sofrimento e da recusa suportados pelos profeta Jeremias, e também dos insultos infligidos por causa da sua missão profética. Apesar disso, Deus assegura-lhe presença e proteção: "Eu estou contigo para te salvar». A fortaleza vem de Deus e não do profeta. As imagens são explícitas e reforçam as razões desta proteção divina para resistir contra os ataques dos inimigos: "faço de ti uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e uma muralha de bronze". O início do texto situa a vocação de Jeremias "no tempo de Josias, rei de Judá". Deus fala em momentos preciso da história do povo: é uma palavra histórica.Antes do nascimento, Deus já tinha escolhido Jeremias para a missão profética. Esta afirmação tem de ser entendida na perspetiva do próprio profeta que assim percebe a sua missão, não como uma decisão estritamente pessoal, mas como uma resposta ao chamamento divino.

Há pessoas que entendem as suas opções como expressão máxima da verdadeira liberdade, sem qualquer tipo de influência. Outros, entre os quais os crentes, entendem a vida como uma missão recebido do Espírito de Deus para o serviço aos outros. Assim dão sentido à própria vida, também ela um dom de Deus.

Os desígnios de Deus para a vida humana (amor e misericórdia, em especial) são um desafio para qualquer pessoa, independentemente das escolhas concretas. Jeremias, a quem tudo isto se lhe tornou evidente ao longo da vida, dá-se conta da intimidade da palavra de Deus: a vocação profética consistiu na aceitação — como ideal e força que dá pleno sentido à vida— da vontade divina.

Departamento Arquidiocesano para a Liturgia

Rua S. Domingos, 94 B