MEC's

Caminhadas litúrgicas

Itinerário para o Advento e Natal

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para a Liturgia
30 Dez 2015
Baptismo do Senhor
"O povo estava na expectativa"

A Liturgia dá um salto no tempo  — da infância para a idade adulta — e convida-nos a celebrar o Batismo de Jesus, um acontecimento em que se expressa a plenitude da «epifania» ou manifestação do Messias. O profeta Isaías tinha anunciado o dia em que os mensageiros da boa nova diriam ao povo: «Eis o vosso Deus» (primeira leitura). Bendigamos a grandeza das suas obras! (salmo). E, com Paulo, acolhamos o dom da salvação: em Jesus Cristo, «manifestou-se a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens»; em Jesus Cristo, manifestou-se «a bondade de Deus nosso Salvador e o seu amor para com os homens» (segunda leitura). O Espírito Santo, pelo batismo, faz-nos participantes da mesma vida de Jesus Cristo, cuja filiação divina é revelada nas margens do rio Jordão: «Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência» (evangelho).

Departamento Arquidiocesano para a Liturgia

Rua S. Domingos, 94 B