Liturgia Dominical

Recondução: Ficha.pdf

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para a Liturgia
Vitor Araújo | 7 Jul 2022
A sorrir, os acólitos são servidores da paz
No passado sábado, dia 2 de julho, o Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Guimarães, foi o palco do II Encontro Arquidiocesano de Acólitos, que contou com a participação de adolescentes, jovens e adultos que exercem este ministério em muitas comunidades da nossa Arquidiocese de Braga.

O encontro começou com o workshop “Rir com Deus”, orientado pelo Prof. Fernando Baptista, que alertou para a importância da linguagem não verbal e da importância do sorriso nas relações interpessoais e na vida espiritual, inclusive no serviço que os acólitos prestam na Eucaristia. Depois do lanche, o Pe. Rui Sousa, diretor do Departamento para a Liturgia, orientou um momento formativo, que teve como tema “Rezar com o corpo”, explanando o significado de gestos e atitudes na celebração da Eucaristia. O corolário desta atividade aconteceu na Eucaristia, presidida por D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, que convidou os acólitos a serem servidores da paz nos seus grupos de acólitos e nas comunidades onde exercem o seu ministério.

Esta iniciativa pretendeu dar ênfase ao ministério do acólito e ajudar a despertar para a importância da linguagem não verbal na Liturgia. Perante o entusiasmo de todos os participantes, o Serviço de Ministérios Litúrgicos reassumiu a missão de continuar a promover atividades similares, convidando os acólitos a participarem nas atividades do próximo Ano Pastoral: a Peregrinação Nacional dos Acólitos a Fátima, no dia 1 de maio, e o III Encontro Arquidiocesano de Acólitos, no primeiro sábado de julho de 2023.

Departamento Arquidiocesano para a Liturgia

Rua S. Domingos, 94 B

Pe. Rui Manuel Gomes Sousa

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui