Liturgia Dominical

@daliturgia | 4 Mai 2021
25ª Peregrinação Nacional de Acólitos
Acólitos de Braga fizeram-se presentes

Acólitos de diversas paróquias da Arquidiocese de Braga estiveram presentes no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no passado dia 1 de maio, para participarem na 25ª Peregrinação Nacional de Acólitos.

Durante a viagem em direção à Cova da Iria, os acólitos receberam um kit, com diversas ofertas do Departamento Arquidiocesano para a Liturgia. Como forma de preparação nesta peregrinação, a viagem contou com um momento forte de oração e com um ambiente fraterno.

Já em Fátima, a comitiva de Braga fez um momento de oração na Capelinha das Aparições, preparando-se, depois, para participar na Eucaristia, presidida pelo Cardeal do Luxemburgo e presidente do Coetus Internationalis Ministrantium (associação internacional de acólitos), D. Jean-Claude Höllerich, no recinto do Santuário. Durante a Eucaristia, D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade, leu a mensagem do Papa Francisco para este encontro. Durante a homilia, o presidente da celebração apelou ao caminho de santidade que o acólito é chamado a percorrer na amizade com Jesus, dando testemunho de como foi importante este ministério no seu caminho de discernimento vocacional. A Eucaristia foi concelebrada por diversos bispos e sacerdotes, inclusive pelo Cardeal D. António Marto, que no final da celebração dirigiu uma palavra de estímulo aos cerca de 400 participantes e a tantos outros peregrinos ali presentes.

Depois da Eucaristia, os participantes da Arquidiocese de Braga almoçaram nas imediações da Igreja Paroquial de Fátima, onde puderam visitar o seu Batistério, compreendendo que ali começa o caminho de santidade original, como dos pastorinhos de Fátima, mas que precisa de ser alimentado na Eucaristia, reconhecendo a presença de “Jesus escondido”, como gostava de dizer Francisco Marto, padroeiro nacional dos acólitos. No regresso, os acólitos fizeram a oração de consagração e tiveram oportunidade de fazer uma atividade nos espaços das termas de Curia.

O Departamento Arquidiocesano para a Liturgia congratula-se com a presença destes acólitos nesta atividade, deixando o repto para que todos se sintam impelidos a participar no Encontro Arquidiocesano de Acólitos, no próximo dia 3 de julho.

Departamento Arquidiocesano para a Liturgia

Rua S. Domingos, 94 B

Pe. Rui Manuel Gomes Sousa

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui