Arquidiocese de Braga -
27 outubro 2026
Solenidade de todos os Santos
“Bem-aventurados”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Arranjo com flores brancas.
Sugestão de cânticos
[Entrada] Os santos cantavam – C. Silva
[Glória] Glória a Deus nas alturas – F. Santos
[Apresentação dos dons] Os povos proclamam – M. Simões
[Comunhão] Bem-aventurados! Alegrai-vos! – J. Geada
[Final] Cantai comigo – H. Faria
Eucologia
[Orações presidenciais] Orações da Solenidade de Todos os Santos
[Prefácio] Prefácio da Solenidade de Todos os Santos
[Oração Eucarística] Oração Eucarística III
[Bênção] Bênção solene de Todos os Santos
Catequese Mistagógica
Rito da Comunhão (Felizes os convidados)
Todos os cristãos são chamados a viver e a aprofundar continuamente a sua união com Cristo. No que respeita à Eucaristia, os ritos da comunhão ocupam um lugar central, porque nos permitem uma comunhão plena.
Para que haja uma participação consciente neste momento, a celebração da Eucaristia contempla os chamados “ritos da comunhão”, onde os fiéis rezam a oração que Jesus ensinou aos apóstolos (Pai-Nosso); depois rezam pela paz no mundo e expressam esse desejo num gesto de saudação em Cristo, que é nossa Paz; depois o sacerdote fraciona a hóstia consagrada, gesto que é acompanhado da aclamação “Cordeiro de Deus”, e junta um pedacinho de hóstia no cálice, simbolizando a união do Corpo e do Sangue de Cristo; e, por fim, há um convite a todos para participarem deste banquete celeste. Como refere a IGMR (nº 84), “o sacerdote mostra aos fiéis o pão eucarístico sobre a patena ou sobre o cálice e convida-os para o banquete de Cristo; e, juntamente com os fiéis, faz um ato de humildade, utilizando as palavras evangélicas prescritas”.
Ministérios Litúrgicos
Os acólitos têm a missão de velar junto dos sinais da presença real de Jesus. Por isso, eles tomam parte na Liturgia como quem sobe ao monte santo para escutar a sua condição de bem-aventurados. Por isso, os acólitos devem servir sempre com esta alegria de estarem a caminhar na sua santificação.
Rito de aspersão
Recordando o chamamento à santidade, que recebemos desde o nosso Batismo, propomos a realização do rito de aspersão da água.
Evangelho para os jovens
A Igreja alegra-se nesta, solenidade, pela multidão dos homens e mulheres, canonizados ou não, que viveram na fidelidade a Cristo e à Sua Boa Nova e, por isso, O contemplam face a face. Para nós, muitos são esses “santos ao pé da porta” que nos estimulam a caminhar na santidade.
No Evangelho de Mateus, o monte é o lugar onde o Mestre ensina as coordenadas certas. As bem-aventuranças estão assentes na tensão entre a realidade presente e a instauração do Reino de Deus. Mas não são um compromisso leve ou superficial. Como refere o Santo Padre: “só as podemos viver se o Espírito Santo nos permear com toda a sua força e nos libertar da fraqueza do egoísmo, da preguiça, do orgulho”.
A santidade é, pois, o caminho da “normalidade do bem” e, por isso, implica a não-resignação medíocre, superficial e indecisa. A vida cristã é uma luta permanente feita de vigilância e discernimento.
Oração Universal
V/Irmãs e irmãos caríssimos: na solenidade que nos une a todos os Santos, oremos Àquele que pode saciar a nossa fome de santidade e de vida, dizendo com alegria:
R/Santificai, Senhor, a vossa Igreja.
Pela santa Igreja de Deus, para que, no dia da manifestação de Jesus Cristo, apareça resplandecente em todos os seus membros, oremos.
Pelos bispos, presbíteros e diáconos, para que venham um dia a contemplar no Céu Aquele que na terra os chamou ao seu serviço, oremos.
Pelos que regem os destinos das nações, para que coloquem ao serviço de todos os dons da sabedoria, da prudência, do desapego e da verdade, oremos.
Pelos que choram e pelos que sofrem perseguição por amarem a justiça e a verdade, para que se alegrem com todos os Santos no Céu, oremos.
Pelos que andam cansados e oprimidos, desorientados e deprimidos, para que sintam a presença de Jesus e n’Ele encontrem descanso, alívio e força, oremos.
Por todos nós que celebramos esta solenidade, para que caminhemos unidos e nos juntemos aos eleitos de Deus para contemplar o rosto de Cristo glorioso face a face, oremos.
V/ Deus eterno e omnipotente, dignai-Vos ouvir as nossas súplicas e conduzir-nos, pelo vosso Espírito, para a bem-aventurança que nos prometeis. Por Cristo, nosso Senhor.
R/ Ámen.
Encontrar o Pão na Palavra
Meditação Eucarística
A Solenidade de Todos os Santos é a festa de um grande Banquete. O livro do Apocalipse lança um convite aos Santos: “felizes os convidados para o Banquete das Núpcias do Cordeiro!”. As Bem-aventuranças resumem-se nesta Bem-aventurança: tomar parte no Banquete das Núpcias do Cordeiro. Podemos dizer: “bem-aventurados os pobres em espírito, os humildes, os que choram, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz, os que sofrem perseguição por amor da justiça, os insultados, perseguidos e caluniados por causa de Jesus, porque são convidados para o Banquete do Cordeiro”. A Eucaristia é já a Bem-aventurança suprema tornada presente.
Sair em missão
Oração
Senhor, nosso Deus,
só Vós sois santo!
Por isso, vos louvamos e bendizemos,
adoramos e glorificamos,
unindo as nossas vozes aos coros celestes.
E, pela força do Espírito Santo, vos suplicamos
que derrameis a vossa graça santificante sobre nós
para sermos santos como Vós sois Santo.
Ámen.
Missão da Semana
Não tenhas medo de apontar para mais alto, de te deixares amar e libertar por Deus. Não tenhas medo de te deixares guiar pelo Espírito Santo. A santidade não te torna menos humano, porque é o encontro da tua fragilidade com a força da graça.
Download de Ficheiros
a_comum_todos-os-santos.docx
Pão na Palavra
1920x1080_tc_santos.jpg
1080x1920_tc_santos.jpg
1024x768_tc_santos.jpg
Partilhar