Arquidiocese de Braga -
30 janeiro 2026
“Jardim da Esperança” na Quaresma
Caminhada para a Quaresma
Sob o mote “acolher a fecundidade na fragilidade”, durante o tempo da Quaresma, as comunidades da Arquidiocese de Braga são convidadas a prosseguir a proposta litúrgica e pastoral “Jardim da Esperança”, publicado sob a responsabilidade do Departamento de Pastoral Litúrgica da Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Espiritualidade e inspirado na mensagem dos nossos bispos para este tempo litúrgico.
Neste itinerário, valorizaremos a imagem do vaso com terra, que será apresentado na Quarta-feira de Cinzas, celebração com a qual se inicia a Quaresma. Em cada Domingo, será trabalhada uma atitude de cuidado com a terra, a humanidade, que somos. Esta atitude expressar-se-á com um símbolo próprio, associado ao cuidado da terra. Além disso e como sinal do “serviço e acolhimento a todos”, que nos é indicado no Plano Pastoral, queremos, neste tempo tornar manifesto o ministério dos acólitos e do acolhimento, sobretudo na procissão de entrada e na apresentação dos dons. Estes conteúdos, produzidos para a caminhada “Jardim da Esperança – Acolher a fecundidade na fragilidade”, serão inteiramente disponibilizados em formato digital.
Esta dinâmica proposta para a Liturgia destina-se a ser realizada na Igreja, para toda a comunidade, mas também pode ser inspiradora para todas as realidades onde a Igreja se insere: as famílias, os grupos de catequese e de jovens, os movimentos de apostolado, as escolas, os hospitais, as prisões, as instituições de solidariedade social, as associações de fiéis ou civis... Isto demonstrará que efetivamente todos, nestes ambientes ou noutros, estamos juntos a percorrer o mesmo caminho, o qual despertará mais esperança n’Aquele que é a nossa Esperança, para tornar a Igreja um verdadeiro “Jardim da Esperança”.
Download de Ficheiros
Guião_Quaresma_2026
Partilhar