Arquidiocese de Braga -

30 dezembro 2025

Santa Maria, Mãe de Deus

Fotografia

“Regressaram, glorificando e louvando a Deus”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Como elemento simbólico para o espaço litúrgico, sugere-se que continue, diante do Altar ou num local visível na Igreja, um saco de serapilheira ou similar aberto. Nele será colocada a semente da “paz”, para permitir que a paz de Deus enraíze em nós, transforme os nossos corações e se torne sinal de reconciliação, harmonia e esperança na família, na comunidade e no mundo.

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Salvé, ó Virgem Maria – C. Silva / Harm. A. Cartageno

[Preparação Penitencial] Kyrie, eleison – Gregoriano VIII

[Glória]Glória “de Lourdes” – P. Lécot 

[Apresentação dos dons] Salvé, Mãe Santa – J. Santos

[Comunhão] Jesus Cristo, ontem e hoje – A. Cartageno

[Veneração do Menino Jesus] Adeste fideles – Arr. M. Faria

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

[Prefácio] Prefácio I de Nossa Senhora

[Oração Eucarística] Oração Eucarística III

[Bênção] Bênção solene do Tempo Comum I

 

Ministérios Litúrgicos

Quando se vai levar o Pão da Vida aos doentes há dois caminhos: o caminho de ida e o caminho de regresso. Os pastores percorrem dois caminhos: eles vão apressadamente e proclamam a Boa Nova referente ao Menino e regressam exultando de alegria, louvando e glorificando a Deus pelas maravilhas que testemunharam. Os MEC aprendam com os pastores a saber ir proclamando e voltar exultando.

 

Introdução ao espírito da celebração

Como forma de entrarmos no espírito celebrativo, a admonição inicial pode ser lida por uma mãe: 

Ao celebrarmos a maternidade divina de Maria, sentimo-nos gerados no amor e para o amor, sendo sinais de bênção para toda a humanidade, através de gestos concretos de paz. 

E porque Deus nos visita, mesmo quando somos promotores de divisões, de conflitos e de discussões, então somos convidados a ser hóspedes da sua paternidade, que nos transformar em agentes de paz. 

Só assim podemos ser fontes de bênçãos, para que, reconhecendo as maravilhas que Deus opera na vida das pessoas, possamos glorificá-l’O e louvá-l’O.

 

Introdução à Liturgia da Palavra

Antes da proclamação da Palavra, enquanto se entoa um cântico apropriado, os leitores avançam pelo meio da assembleia com a semente e apresentam-na à assembleia. No final do cântico, enquanto mostram a semente à assembleia, será lida uma admonição orante, que introduzirá brevemente no sentido da escuta da Palavra e do sentido que a semente pretende fazer germinar em nós:

Neste primeiro dia do ano, a Palavra convida-nos a acolher a paz que vem de Deus. Os pastores regressam do presépio louvando o Senhor, porque encontraram no Menino a fonte da verdadeira paz. Também nós somos chamados a deixar que essa paz floresça em nós e transforme o modo como vivemos. Sob o olhar de Maria, Mãe de Deus e Mãe da paz, escutemos as leituras com o coração aberto, para que a bênção do Senhor repouse sobre nós e nos torne portadores da Sua paz no mundo.

Depois dessa admonição, os leitores colocam a semente sobre o saco, seguindo-se a proclamação da Palavra.

 

Evangelho para todos

Neste primeiro dia do ano, a Igreja convida-nos a fixar o olhar em Maria, Mãe de Deus. Talvez estejamos demasiado habituados a ouvir esta expressão e nem nos apercebemos de quanto é extraordinária. O mistério da maternidade divina de Maria põe-nos em contacto com o modo de Deus Se revelar: é na humildade de uma jovem rapariga de uma aldeia perdida na Galileia que Ele escolhe fazer-Se homem.

Esta mulher, jovem simples e humilde, escuta a Palavra de Deus e concebe dentro de si o Filho de Deus. Ela é para nós importante intercessora e modelo de como ser seguidor de Jesus. Seguir o Senhor é, antes de mais, viver numa atitude de total confiança nas suas promessas, tal como os pastores, que, nada exigindo ou pedindo para si próprios, se descobrem gratuitamente e plenamente amados e por isso louvam e dão graças a Deus. 

 

 

Oração Universal

            V/ / Irmãs e irmãos: no primeiro dia deste novo ano, oremos a Deus Pai todo-poderoso, para que, por intercessão da Virgem Maria, dê a paz ao mundo, e digamos, confiadamente:

R/Senhor, dai-nos a vossa paz.

 

  1. Deus abençoe a santa Igreja e a leve a meditar, como Maria, nas palavras ouvidas dos pastores. Oremos.

     

  2. Deus abençoe e ilumine os responsáveis pela paz entre as nações e lhes conceda grandes êxitos e progressos. Oremos.

     

  3. Deus abençoe e fortaleça os que vão trabalhar, durante este ano, na defesa dos direitos dos mais pobres. Oremos.

  4. Deus abençoe e dê coragem aos doentes, aos reclusos, aos refugiados e aos que perderam alguém a quem amavam. Oremos.

  5. Deus abençoe e proteja a nossa comunidade cristã em caminho de renovação, faça brilhar sobre nós a sua face e nos envolva com o seu olhar de caridade. Oremos.

     

    V/ Pai santo, que chamais vossos filhos àqueles que promovem a paz, concedei-nos a graça de trabalhar incansavelmente pela instauração da justiça, que pode garantir às pessoas a paz firme e verdadeira. Por Cristo, nosso Senhor.

    R/ Ámen. 

     

Sair em missão

Oração 

Senhor,

faz nascer em mim a Tua paz. 

Acalma o meu coração e renova o meu olhar. 

Que a Tua paz me transforme por dentro 

e se espalhe à minha volta, 

na família, no trabalho, na comunidade e no mundo. 

Que eu seja instrumento do Teu amor 

e leve ao mundo a paz que só de Ti pode vir.

 

Missão da Semana

Todos juntos somos desafiados a cultivar no nosso coração a atitude de escuta e de louvor, como expressão do aprofundamento da oração e vida espiritual. Sabendo-nos amados pelo Senhor, poderemos, também nós, ser sinal da presença de Deus no mundo, tornando-O realmente presente naqueles de quem nos fazemos próximos: familiares, colegas de trabalho ou escola, membros da comunidade paroquial...


Download de Ficheiros

a_natal_3_mãe-de-deus.docx

1920x1080

1080x1920

1024x768