Arquidiocese de Braga -

3 dezembro 2025

Solenidade da Imaculada Conceição

Fotografia

“Faça-se em mim segundo a tua palavra”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Como elemento simbólico para o espaço litúrgico, sugere-se que continue, diante do Altar ou num local visível na Igreja, um saco de serapilheira ou similar aberto. Nele será colocado a semente do “acolhimento”, para acolher a Palavra com confiança e deixar que floresça algo novo em nós.

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Exulto de alegria no Senhor – M. Silva

[Preparação Penitencial] Kyrie, eleison – M. Simões

[Glória] Glória a Deus nas alturas – F. Santos

[Apresentação dos dons] Senhora Imaculada – F. Santos

[Comunhão] É celebrada a vossa glória – F. Santos

[Final] Madrinha de Portugal – B. Salgado

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações da solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria

[Prefácio] Prefácio da solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria – “O mistério de Maria e da Igreja”

[Oração Eucarística] Oração Eucarística III 

[Bênção] Bênção solene para as celebrações da Virgem Santa Maria

 

Ministérios Litúrgicos

Chamados ao acolhimento, tal como Maria acolhe o Filho de Deus de forma graciosa e amorosa, nesta solenidade, propõe-se existirem equipas de acolhimento, antes da celebração, demonstrando afavelmente esta ação generosa de quem recebe o outro como um dom de Deus. 

 

Introdução à Liturgia da Palavra

Antes da proclamação da Palavra, enquanto se entoa um cântico apropriado, os leitores avançam pelo meio da assembleia com a semente e apresentam-na à assembleia. No final do cântico, enquanto mostram a semente à assembleia, será lida uma admonição orante, que introduzirá brevemente no sentido da escuta da Palavra e do sentido que a semente pretende fazer germinar em nós:

Maria ensina-nos a arte da escuta e da entrega. Diante do mistério, ela não foge nem se fecha, confia. Hoje, a Palavra convida-nos a acolher o sonho de Deus com a mesma simplicidade e coragem. Que saibamos dizer “sim” como Maria, mesmo sem compreender tudo, e que esse “sim” se torne em nós semente de vida nova, capaz de fazer brotar o impossível. 

Depois dessa admonição, os leitores colocam a semente sobre o saco, seguindo-se a proclamação da Palavra.

 

Evangelho para todos

Maria acolhe o Anjo Gabriel na simplicidade da sua casa e acolhe Jesus na ternura do seu seio. Acolher Deus no quotidiano da vida é o ato mais simples e belo que a humanidade pode assumir. Somos convidados por Maria a passar de uma espiritualidade baseada no fascínio do extraordinário para uma mística do quotidiano. Ela, por isso, convida-nos a transpor-nos da representação teórica à realidade concreta e palpável, que é simples, doméstica, humilde, onde Deus a atravessa. O primeiro anúncio de graça do Evangelho foi apresentado e acolhido na normalidade de uma casa. Algo de colossal acontece no quotidiano, sem testemunhos, longe das luzes da ribalta e das emoções do templo.

 

Oração Universal

V/ Irmãs e irmãos, bendigamos a Deus, que nos enviou a grande bênção prometida a nossos pais e, por intercessão da Virgem Imaculada, nossa padroeira, peçamos, com alegria:

R/Acolhe-nos, Senhor, por intercessão de Maria.

 

  1. Deus Amor, acolhei toda a humanidade naquilo que nela existe de frágil e virtuoso, para que à semelhança de Maria saibamos receber o vosso mistério na vida de todos os dias. 

     

  2. Deus Bondade, acolhei todos os que não são bem integrados em terras estrangeiras, para que se sintam amados por todos e caminhem na Esperança.

     

  3. Deus Ternura, acolhei os que não conseguem acolher o outro, para que tenham a capacidade de descobrir em Maria a graça de se sentirem visitados pelo vosso Amor.

     

  4. Deus Família, acolhei todas as mulheres que estão na iminência de dar à luz e carregam no seu seio o gérmen da vida, para que, como Maria, digam “sim” à vida futura.

     

  5. Deus Silêncio, acolhei as intenções de todos nós, aqui reunidos, para que naquilo que é a nossa história, sintamos a alegria da vossa vinda e o entusiamo da vossa presença junto de nós.

 

V/ Senhor, nosso Deus e nosso Pai, que convocastes e reunistes estes vossos filhos para celebrarem os louvores da Virgem Imaculada, fazei que, olhando para Ela, aprendam a imitá-la e a progredir na santidade. Por Cristo, nosso Senhor.

R/ Ámen. 

 

Admonição ao gesto da paz

Antes do convite ao gesto da paz, um admonitor lê a seguinte introdução:

“Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo”! É a saudação que o Anjo do Senhor dirige a Maria. É a saudação que Deus expressa para cada um de nós. Ele está connosco no abraço humano, nos diferentes rostos que se cruzam connosco todos os dias. São muitas as vezes que Deus nos saúda ao longo da vida. Sinais e gestos com que somos abraçados. Não percamos esta oportunidade de lhe dirigir o afeto de quem se sente reconhecido. 

Depois, o presidente da celebração faz o convite do seguinte modo:

Agraciados por Deus, saudai-vos na paz e no amor de Jesus Cristo.

 

Bênção das Grávidas

Depois da homilia, é proposto que, nesta solenidade, se proceda à bênção das grávidas. Posto isto, estando toda a assembleia sentada, chamam-se as grávidas presentes na celebração, e inicia-se este momento com as seguintes palavras introdutórias:

Deus é o Senhor de toda a vida, é Ele que dá a vida a todo o ser humano. Aliás, é o maior milagre que pode fazer pela Humanidade: dar-nos esta oportunidade de viver. Toda a vida gerada é uma vida nascida no coração de Deus. O tempo é curto, bem o sabemos, mas todo o vivente, por mais breve que sejam os seus dias, é amado aos olhos d’Aquele que dá este sopro vivificante.

Segue-se a oração de bênção feita pelo presidente da celebração:

Senhor, Deus da vida e Criador do ser humano, 

cujo Filho, pelo poder do Espírito Santo, 

se dignou nascer da Virgem Maria, na sua Imaculada Conceição, 

para amar e caminhar com toda a humanidade, 

libertando-nos para uma vida fecunda, fraterna e bondosa, 

escutai as orações destas mulheres de esperanças,

porque carregam a Esperança em seus ventres, 

com o fruto que darão ao mundo: 

com humildade, Te pedimos, Senhor, 

que os filhos esperados sejam destinatários do teu amor.

Concedei a estas mulheres um parto feliz, 

naquela pequena hora onde a vida grita para um novo mundo,

para que, entrando os seus filhos na comunidade dos que se sentem amados,

se dediquem plenamente ao teu serviço

e alcancem a vida em plenitude.

Por Cristo, nosso Senhor.

As grávidas aclamam, antes de regressarem aos seus lugares:

Ámen.

Pode entoar-se um cântico apropriado.

 

Sair em missão

Oração

Deus do Acolhimento, pedimos-te que envies o teu Espírito, para que, à semelhança de Maria, possamos ser recetores da vinda do teu Filho Jesus e, por isso, sentindo a tua paz e a tua alegria, consigamos transbordar nas nossas vidas a serenidade necessária para caminharmos como humanidade peregrina e viva. Por isso, te damos graças pela vida d´Aquele que virá e connosco permanecerá.

 

Missão da Semana

Procuremos, na próxima semana, o cultivo da atenção, própria de quem sabe acolher, transformando a azáfama do quotidiano, num berço disposto a inteirar-se do humano que se aproxima e pede repouso. Nos afazeres e trabalhos, nas ruas e ruelas, nos olhares e gestos acolhamos aqueles que se cruzam com as nossas vidas. 


Download de Ficheiros

a_advento_imaculada-conceição.docx

1024x768_imac.jpg

1080x1920_imac.jpg

1920x1080_imac.jpg