Arquidiocese de Braga -
28 outubro 2025
Solenidade de todos os Santos
“Bem-aventurados sereis”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Arranjo floral, integrando várias luzes.
Sugestão de cânticos
[Entrada] Os santos cantavam – C. Silva
[Glória] Glória a Deus nas alturas – F. Santos
[Apresentação dos dons] Os povos proclamam – M. Simões
[Comunhão] Bem-aventurados! Alegrai-vos! – J. Geada
[Final] Cantai comigo – H. Faria
Eucologia
[Orações presidenciais] Orações da Solenidade de Todos os Santos
[Prefácio] Prefácio da Solenidade de Todos os Santos
[Oração Eucarística] Oração Eucarística III
[Bênção] Bênção solene de Todos os Santos
Catequese Mistagógica
Doxologia
A finalidade da celebração litúrgica pode exprimir-se num duplo movimento: por um lado, o louvor e a glória devidos a Deus; por outro, a santificação do ser humano. Ora, a conclusão da oração eucarística, que se designa doxologia, “exprime a glorificação de Deus” de forma evidente, sendo “ratificada e concluída com a aclamação ‘Amen’ do povo” (IGMR 79).
Na doxologia, torna-se claro que a oração de louvor, honra e glória se dirige sempre a Deus Pai, por mediação de Cristo (por Ele, com Ele e n’Ele), pela ação e comunhão geradas pelo Espírito Santo, em todo o tempo e na eternidade.
Dado o caráter solene da conclusão da oração eucarística, esta pode ser cantada, no tom simples ou no solene, ou simplesmente recitada. Em qualquer dessas formas, a resposta do povo deve ser sempre convicta, com um verdadeiro assentimento de fé.
Ministérios Litúrgicos
Os acólitos têm a missão de velar junto dos sinais da presença real de Jesus. Por isso, eles tomam parte na Liturgia como quem sobe ao monte santo para escutar a sua condição de bem-aventurados. Por isso, os acólitos devem servir sempre com esta alegria de estarem a caminhar na sua santificação.
Rito de aspersão
Recordando o chamamento à santidade, que recebemos desde o nosso Batismo, propomos a realização do rito de aspersão da água.
Evangelho para os jovens
A Igreja alegra-se nesta, solenidade, pela multidão dos homens e mulheres, canonizados ou não, que viveram na fidelidade a Cristo e à Sua Boa Nova e, por isso, O contemplam face a face. Para nós, muitos são esses “santos ao pé da porta” que nos estimulam a caminhar na santidade.
No Evangelho de Mateus, o monte é o lugar onde o Mestre ensina as coordenadas certas. As bem-aventuranças estão assentes na tensão entre a realidade presente e a instauração do Reino de Deus. Mas não são um compromisso leve ou superficial. Como refere o Santo Padre: “só as podemos viver se o Espírito Santo nos permear com toda a sua força e nos libertar da fraqueza do egoísmo, da preguiça, do orgulho”.
A santidade é, pois, o caminho da “normalidade do bem” e, por isso, implica a não-resignação medíocre, superficial e indecisa. A vida cristã é uma luta permanente feita de vigilância e discernimento.
Oração Universal
V/ Irmãs e irmãos caríssimos: na solenidade que nos une a todos os Santos, oremos Àquele que pode saciar a nossa fome de santidade e de vida, dizendo com alegria:
R/ Santificai, Senhor, a vossa Igreja.
Pela santa Igreja de Deus, para que, no dia da manifestação de Jesus Cristo, apareça resplandecente em todos os seus membros, oremos.
Pelos bispos, presbíteros e diáconos, para que venham um dia a contemplar no Céu Aquele que na terra os chamou ao seu serviço, oremos.
Pelos que regem os destinos das nações, para que coloquem ao serviço de todos os dons da sabedoria, da prudência, do desapego e da verdade, oremos.
Pelos que choram e pelos que sofrem perseguição por amarem a justiça e a verdade, para que se alegrem com todos os Santos no Céu, oremos.
Pelos que andam cansados e oprimidos, desorientados e deprimidos, para que sintam a presença de Jesus e n’Ele encontrem descanso, alívio e força, oremos.
Por todos nós que celebramos esta solenidade, para que caminhemos unidos e nos juntemos aos eleitos de Deus para contemplar o rosto de Cristo glorioso face a face, oremos.
V/ Deus eterno e omnipotente, dignai-Vos ouvir as nossas súplicas e conduzir-nos, pelo vosso Espírito, para a bem-aventurança que nos prometeis. Por Cristo, nosso Senhor.
R/ Ámen.
Sair em missão
Não tenhas medo de apontar para mais alto, de te deixares amar e libertar por Deus. Não tenhas medo de te deixares guiar pelo Espírito Santo. A santidade não te torna menos humano, porque é o encontro da tua fragilidade com a força da graça.
Download de Ficheiros
1024x768_ts.jpg
1080x1920_ts.jpg
1920x1080_ts.jpg
c_comum_todos-os-santos.docx
Partilhar