Arquidiocese de Braga -
22 abril 2025
II Domingo da Páscoa | C

“A quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Num local de destaque, estarão visíveis para todos as pegadas da caminhada para o ciclo litúrgico da Páscoa, com o passo “Perdão”.
Sugestão de cânticos
[Entrada] O Senhor ressuscitou verdadeiramente – A. Cartageno
[Rito de aspersão] Do vosso coração, Senhor Jesus Cristo – A. Cartageno
[Glória] Glória a Deus nas alturas (n.º 32) – Az. Oliveira
[Apresentação dos dons] Misericordias Domini – H. Bottor
[Comunhão] Aproxima a Tua mão – F. Santos
[Final] Regina coeli (Com profundo amor) – M. Faria
Eucologia
[Orações presidenciais] Domingo II da Páscoa ou da Divina Misericórdia
[Prefácio] Prefácio Pascal II
[Oração Eucarística] Oração Eucarística I
[Bênção] Bênção solene para o Tempo Pascal
Ministérios Litúrgicos
Não basta cantar, emitir sons por mais afinados e certos que sejam. É preciso juntar ao canto a exultação e a alegria. Por isso, o salmista diz: “exultemos e cantemos de alegria”. O canto é gerado pelas cordas vocais e restantes órgãos, a exultação e a alegria são geradas no coração, onde o nosso espírito se une ao Espírito Santo. De facto, ninguém pode proclamar exultando que Jesus Cristo é o Senhor sem a ajuda do Espírito. E é com essa força espiritual que o canto gera unidade e reconciliação em toda a assembleia, pois derrama sobre todos a sua misericórdia.
Evangelho para os jovens
Hoje, Jesus volta a fixar o olhar naqueles que não conhecem o perdão, nem a misericórdia divina. O Mestre escuta, atentamente, aqueles que não acreditam na Sua Ressurreição e vai ao seu encontro. Oferece a paz por onde passa e segue caminho, para que todos transformem o seu coração com o sopro do Seu Santo Espírito.
Como podemos temer o mundo, quando o Senhor que possui as chaves da vida e da morte caminha ao nosso lado? A morte de Jesus não ficou escondida num Cenáculo, nem foi varrida da memória da humanidade. A cada ano, a Ressurreição de Jesus ganha um novo rumo, porque o sinal dos cravos nas Suas mãos e no Seu lado não cicatriza, mas converte-se em reconciliação, em paz, em misericórdia divina.
Jovem, é na tua vida que Cristo é amor. Hoje, os olhos da humanidade inteira estão colocados em ti. És tu quem leva Jesus a todos e todos a Jesus, com o teu testemunho de perdão infinito a quem não sabe amar. Não temas! Acredita em Jesus, sempre. Vai, caminha com Esperança e grita ao mundo descrente: Jesus é o “meu Senhor e meu Deus!”.
Dinâmica da Páscoa
A seguir à homilia, toda a assembleia será convidada a rezar a oração que está prevista para este II Domingo da Páscoa, na pagela em forma de pegada que será entregue a toda a assembleia:
Senhor,
que a Tua misericórdia
faça nascer em nós o perdão.
Confirma os nossos passos,
ajuda-nos a sair em missão,
dando testemunho de como o Teu perdão
transforma a nossa vida.
Oração Universal
V/Irmãs e irmãos: nestes dias santíssimos da Páscoa, elevemos a nossa oração ao Pai celeste pela Igreja e pelo mundo, cantando, com toda a confiança:
R/Pela ressurreição do vosso Filho, ouvi-nos, Senhor.
Para que os bispos, os presbíteros e os diáconos da Igreja sirvam os crentes e os que procuram a Cristo, ensinando, perdoando e dando a paz, oremos.
Para que os responsáveis no governo das nações trabalhem, sem perderem a coragem, pelos mais pobres e por maior justiça, oremos.
Para que os idosos e os doentes sem esperança encontrem a seu lado quem os ame e lhes dê a conhecer o Evangelho, oremos.
Para que os corações dos que não creem sejam iluminados por Jesus, que esteve morto, mas está vivo, e encontrem nas comunidades cristãs quem os acolha e testemunhe o amor e o perdão, oremos.
Para que a nossa comunidade aqui reunida acolha a salvação que Deus lhe dá e se deixe renovar por Jesus Cristo, oremos.
V/ Senhor, nosso Deus e nosso Pai, fazei que o Espírito de Cristo Ressuscitado nos revele a plenitude da sua Páscoa e inspire os nossos gestos e palavras, para sermos suas testemunhas. Ele que vive e reina por todos os séculos dos séculos.
R/ Ámen.
Envio
Neste Domingo, como missionários da misericórdia, será feito um envio mais desenvolvido, com os tropos que a seguir se apresentam:
V/ Ide… levai a paz de Deus Pai e anunciai a Sua misericórdia com gestos de amor.
R/ Ámen.
V/ Ide… acolhei o perdão que o Filho soprou em vós e oferecei-o ao mundo.
R/ Ámen.
V/ Ide… semeai a fé do Ressuscitado com a força do Santo Espírito.
R/ Ámen.
V/ Sois Peregrinos de Esperança. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
R/ Graças a Deus.
Encontrar o Pão na Palavra
Meditação Eucarística
Pelas mãos dos Apóstolos, Deus realizava muitos milagres e prodígios entre o povo. A unção das mãos do neo-sacerdote é um dos ritos da ordenação dos presbíteros. Ele é acompanhado das seguintes palavras: “o Senhor Jesus Cristo, a Quem o Pai ungiu pelo Espírito Santo e seu poder, te guarde para santificares o povo cristão e ofereceres a Deus o sacrifício”. Os prodígios realizados no início da Igreja pelas mãos dos Apóstolos continuam hoje a realizar-se pelas mãos dos ministros ordenados que são ungidas pelo poder do Espírito para esse fim. Na Eucaristia, pelas mãos do sacerdote que recebe o pão, invoca o Espírito, o parte e dá à Igreja reunida, Deus realiza no hoje eterno da liturgia o seu maior prodígio em favor do seu povo.
Sair em missão
Dar testemunho junto de algum descrente de algo que Deus tenha perdoado na nossa vida e que nos transformou profundamente.
Download de Ficheiros
c_páscoa_2.docx
Pão na Palavra
1024x768_02_pascoa.jpg
1080x1920_02_pascoa.jpg
1920x1080_02_pascoa.jpg
Partilhar