Arquidiocese de Braga -
28 março 2025
V Domingo da Quaresma | C

“Vai e não tornes a pecar”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Num local de destaque, estarão visíveis para todos as pegadas da caminhada para o ciclo litúrgico de Quaresma-Páscoa, com o passo “da habituação à novidade do perdão”.
Sugestão de cânticos
[Entrada] Escutai a minha prece – A. Cartageno
[Preparação Penitencial] Kyrie, eleison – M. Carneiro
[Apresentação dos dons] Confesso o meu pecado – J. Santos
[Comunhão] Mulher, ninguém te condenou? – M. Carneiro
[Final] Vós me salvastes, Senhor – M. Simões
Eucologia
[Orações presidenciais] Orações do Domingo V da Quaresma
[Prefácio] Prefácio IV da Quaresma
[Oração Eucarística] Oração Eucarística III
[Bênção] Oração de Bênção sobre o Povo própria do Domingo V da Quaresma
Ministérios Litúrgicos
Valorizar a presidência da celebração que, nos momentos da preparação penitencial, do gesto da paz e do “Cordeiro de Deus”, exprime uma sintonia profunda da ritualidade: a coincidência entre o gesto e a palavra. Por isso, são momentos reconciliadores com Deus e com os irmãos, que nos preparam para os momentos que se seguem da Eucaristia: Palavra e Comunhão.
Preparação Penitencial
Para introduzir o momento de preparação penitencial, o presidente da celebração propõe a pergunta para o exame de consciência:
Já me habituei aos meus pecados? Ou busco sempre o perdão de Deus e dos irmãos como forma de dar passos de Esperança?
Depois de um tempo de silêncio, segue-se o momento de preparação penitencial.
Evangelho para os jovens
Quantas pessoas já foram acusadas privada ou publicamente por algum erro que tenham cometido, tal como a mulher adúltera? Que fizeste perante essa acusação? Condenaste ou entristeceste-te e denunciaste a situação?
O Evangelho de hoje chama-nos a atenção para o facto de o perdão dos pecados ser reservado a Jesus, sejam eles graves ou não. Mais ninguém pode fazer qualquer juízo de valor sobre a vida do seu irmão, pois todos somos pecadores. Uma outra dimensão admirável em Jesus é a suavidade do seu comportamento perante uma provocação dos escribas e fariseus e o olhar reconciliador e dador de vida que Ele tem para com esta mulher adúltera, que não tem nome e, por isso, evangelicamente falando, podemos ser todos nós.
Dinâmica da Quaresma
A seguir à homilia, toda a assembleia será convidada a rezar a oração que está prevista para este Domingo da Quaresma, na pagela em forma de pegada que será entregue a toda a assembleia:
Pequei.
Falhei.
Perdi-me.
Fiz o de sempre…
e esqueci-me de amar,
em atos, palavras e silêncios.
Mas o Teu olhar levanta-me,
o Teu perdão renova-me.
Quero fazer o Teu caminho,
orientar os meus passos para Ti
e viver a alegria de recomeçar.
Oração Universal
V/Caríssimos irmãos e irmãs: oremos ao Senhor que faz maravilhas, para que realize, na Igreja e no mundo, aquilo que anunciou pelos profetas, dizendo (ou: cantando), cheios de confiança:
R/Ouvi, Senhor, as nossas súplicas.
Pelo Papa Francisco, pelos bispos, presbíteros e diáconos, para que encontrem em Jesus Cristo o bem supremo e O anunciem com alegria ao mundo de hoje, oremos.
Pelos responsáveis no governo das nações, para que a sabedoria com que Deus os enriquece sirva sempre para o bem dos cidadãos e para a construção da paz, oremos.
Pelos esposos que cometem adultério, para que os discípulos de Jesus saibam acolhê-los como Jesus acolheu a pecadora, oremos.
Pelos catecúmenos, que se estão a preparar para os sacramentos da iniciação cristã, e pelos fiéis da nossa comunidade, que celebram o sacramento da reconciliação, para que o caminho jubilar que estão a percorrer lhes dê a paz e a alegria de Jesus Cristo ressuscitado, oremos.
V/ Senhor, nosso Deus, que em Jesus Cristo, vosso Filho, nos revelastes as dimensões infinitas do vosso perdão, dai-nos a graça de ser exigentes connosco próprios e misericordiosos para com todos os irmãos. Por Cristo, nosso Senhor.
R/ Ámen.
Encontrar o Pão na Palavra
Meditação Eucarística
Há duas formas de sair da Eucaristia depois de ser confrontado com as palavras e os gestos de Jesus. Uma é a dos escribas e fariseus que saem um a um com as pedras na mão, mas cobertos de vergonha, outra é a da mulher adúltera que é enviada com a força do perdão para o combate da luta contra o mal. A Eucaristia é o Pão dos pecadores para esse combate. Ela não é a recompensa dos Santos, mas o Pão dos pecadores, o viático dos que caminham muitas vezes por caminhos difíceis. O dedo de Jesus que toca o pó da terra é o sinal desse abaixamento do Filho de Deus que vai ao mais fundo da nossa condição para nos elevar pelo seu perdão misericordioso e faz de nós mensageiros desse perdão que nos restaura e nos nutre no caminho.
Sair em missão
“Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra”. Aproveitar os últimos dias deste tempo tão especial de preparação para a Páscoa do Senhor para te abeirares do sacramento da Reconciliação.
Download de Ficheiros
C_quaresma_5.docx
Pão na Palavra
1024x768_05.jpg
1080x1920_05.jpg
1080x1920_05.jpg
Relacionadas
2025.02.21
2025.02.21
Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Espiritualidade
Partilhar