Arquidiocese de Braga -
3 janeiro 2025
Batismo do Senhor
“Enquanto orava, o céu abriu-se”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Para além da lamparina e da pegada “Interagir com uma comunidade acolhedora”, alusivas à Caminhada de Advento e Natal, sugerimos a colocação de um recipiente com água que possa ajudar a fazer memória do Batismo.
Sugestão de cânticos
[Entrada] Pai, Filho, Espírito Santo (estrofes da Festa do Batismo do Senhor) – A. Cartageno
[Rito da aspersão] Vós que fostes batizados em Cristo – F. Santos
[Glória] Glória a Deus nas alturas – Az. Oliveira
[Apresentação dos dons] Cristo desceu às águas do Jordão – F. Silva
[Comunhão] Recebestes um Espírito – C. Silva
[Final] O amor de Deus repousa em mim – M. Luís / A. Cartageno
Eucologia
[Orações presidenciais] Orações da Festa do Batismo do Senhor
[Prefácio] Prefácio da Festa do Batismo do Senhor
[Oração Eucarística] Oração Eucarística III
[Bênção] Oração de bênção sobre o povo nº 11
Ministérios Litúrgicos
No Evangelho de São Mateus encontramos um pedido de Jesus aos discípulos: «Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo» (Mt 28, 19). Os discípulos e os seus sucessores procuraram cumprir ao longo dos séculos este mandato de Jesus. São o bispo, os presbíteros e diáconos os ministros do Batismo, sendo que, em caso de necessidade, com a devida intenção, qualquer outra pessoa o possa fazer. Os catequistas também desempenham um papel importante neste processo, pois muitas vezes, são eles os primeiros anunciadores de Jesus a muitos batizados (no caso do Batismo das crianças), ou em preparação para o batismo (no caso do Batismo de adultos).
Neste sentido, propomos que os catequistas possam fazer/renovar o seu compromisso de serem discípulos e anunciadores de Cristo Ressuscitado. Este momento poderá acontecer após a homilia ou no momento pós-comunhão.
Rito da aspersão
Nesta Eucaristia, propomos que seja feito o Rito de Aspersão, conforme as indicações do formulário B do Missal Romano, de forma a tomarmos consciência da inseparável relação do nosso Batismo com o Batismo de Cristo!
Evangelho para os jovens
Ser jovem é muitas vezes estar permanentemente à procura de alguma coisa: seja de uma vocação, um projeto de felicidade, seja de um simples trabalho, novas amizades, seja de si mesmo, da sua identidade. Há muita coisa que os jovens podem procurar, mas há uma que não devem esquecer: tal como o Evangelho refere, “Tu és o meu Filho muito amado”, seria bom que os jovens nunca perdessem esta verdade dos seus corações. Todos são filhos amados de Deus e, neste caminho de procura, desafiamos a confiarem-se a Deus, isto é, a deixarem que Deus faça parte desse caminho. Que os jovens sejam capazes de questionar o que Deus quer para as suas vidas e que estejam dispostos a seguir caminhos que à partida poderão parecer improváveis.
Oração Universal
V/Irmãs e irmãos em Cristo: recordando o Batismo de Jesus, o Filho muito amado de Deus Pai, oremos pelos homens e pelas mulheres de toda a terra, dizendo, confiadamente:
R/Confirmai-nos, Senhor, no vosso Espírito.
Pela santa Igreja, mãe dos cristãos, pelos ministros da Palavra e do Batismo e pelos que renascem da água e do Espírito, oremos.
Pelos que têm sede da água viva, pelos que creem em Jesus, Filho de Deus, e por aqueles a quem a fé não ilumina, oremos.
Pelos seres humanos perseguidos e humilhados, pelos que perderam a coragem de lutar e por aqueles que os defendem e animam, oremos.
Pelos doentes que perderam a esperança, pelas crianças que perderam os seus pais e por aquelas a quem falta o amor e um lar, oremos.
Por todos nós que recebemos o Batismo, pelos que estão em graça e paz com Deus e por aqueles que entre nós vivem nas trevas ou vão percorrer o caminho do catecumenado, oremos.
Pelos que partiram, marcados com o sinal da fé, pelos que já contemplam a misericórdia do Pai que a todos muito ama e pelos que contam com a nossa oração humilde, oremos.
V/ Senhor, nosso Deus, reavivai em nós, pelo Espírito Santo, o dom e a alegria do Batismo, para que Vos chamemos nosso Pai e nos sintamos, de verdade, vossos filhos. Por Cristo, nosso Senhor.
R/ Ámen.
Encontrar o Pão na Palavra
Meditação Eucarística
Quando Jesus sobe da água no rio Jordão, os céus rasgam-se e uma pomba desce do céu. Este momento não pode deixar de evocar o gesto feito pelo celebrante aquando da epiclese. Nesse momento, de mãos estendidas, tal as asas de uma pomba, ele diz: “santificai estes dons, derramando sobre eles o vosso Espírito, de modo que se convertam, para nós, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo”. De seguida, junto ao Jordão, ouve-se uma voz vinda do céu que diz: “Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência”. Estas palavras podem ser parafraseadas no coração do crente celebrando os Santos Mistérios: “Tu és o meu Filho muito amado, dado em alimento à humanidade: tomai e comei”.
Sair em missão
Durante esta semana, convidamos a rezar por todos aqueles que ainda não receberam a graça do Batismo e por aqueles que, mesmo tendo recebido essa graça, ainda não vivem como filhos amados do Pai.
Download de Ficheiros
c_natal_batismo.docx
Pão na Palavra
Partilhar