Arquidiocese de Braga -

12 dezembro 2024

IV Domingo do Advento | C

Fotografia

“Bendita és tu entre as mulheres”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Seguindo a caminhada para o tempo de Advento-Natal “Passos de Esperança”, colocar-se-á, num lugar de destaque, junto da lamparina (ou a coroa com as velas de Advento), a pegada com a seguinte afirmação: «Ver o lado positivo com humor».

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Desça o orvalho – J. Santos

[Preparação Penitencial] Kyrie, eleison – M. Carneiro

[Apresentação dos dons] Exulta, ó filha de Sião – J. Santos

[Comunhão] Feliz és Tu porque acreditaste – C. Silva

[Final] Maria, fonte de esperança – M. Luís

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações do Domingo IV do Advento

[Prefácio] Prefácio I-A do Advento

[Oração Eucarística] Oração Eucarística III

[Bênção] Bênção solene para o Advento

 

Ministérios Litúrgicos

Perante o impulso do coração, a jovem Maria, já “Cheia de Deus”, faz-se ao caminho, praticando o Evangelho com o seu próprio ser. A prontidão que tem para prestar a caridade revela um coração que já só vive por e para Deus. Neste sentido, deve-se destacar os MEC que fazem a visita aos doentes e idosos e lhes levam a Sagrada Comunhão. Quanta exultação não existe no coração daqueles que são visitados? Assim sendo, propõe-se fazer um envio “formal” dos MEC aos idosos e doentes ao final da Eucaristia, sublinhando este ministério.

 

Evangelho para os jovens

No Evangelho escutamos a jovem Maria de Nazaré, que se pôs a caminho. Ela, já “Cheia de Deus” no seu coração e no seu ventre, poderia facilmente ter ficado quieta; não faltariam desculpas e justificações válidas para ficar em casa a repousar: estava grávida e tinha de se proteger; estava grávida de Deus e por isso os outros é que tinham de vir ter com ela; não queria sair do conforto da sua vida… Porém, o coração de Maria não tinha egoísmo. Ela já estava a evangelizar, já estava a levar Jesus a todos. Ela levantou-se, deixou o seu conforto e as desculpas para trás e foi ter com a sua prima que precisava de cuidados e ajuda. 

Em Maria, podes ver o exemplo a seguir: ao receberes Jesus no coração, não o escondas, não arranjes desculpas. Vai! Evangeliza através de gestos concretos, visita alguém ou partilha o teu tempo com quem precisa de alguém que o escute. Começa já a fazer o caminho de levar Jesus a todos e todos a Jesus neste tempo de preparação próxima para o Natal!

 

Caminhada “Passos de Esperança”

A seguir à homilia, propõe-se que se acenda a lamparina ou a vela da coroa de Advento e se convide toda a assembleia a rezar a oração que está prevista para esta quarta semana do Advento. Para isso, a equipa de acolhimento poderá distribuir à entrada da Igreja a pagela com a pegada, onde se pode ler a oração. Durante a semana, esta oração pode continuar a ser rezada em família e nos vários movimentos ou grupos de apostolado, ou ainda nos ambientes que cada cristão frequenta:

Senhor, que és caminho, verdade e vida, ajuda-nos a reconhecer o lado positivo da nossa vida, como Maria fez ao levar alegria a Isabel. Que possamos ser portadores de amor e esperança, espalhando sorrisos mesmo nas dificuldades, sempre refletindo a Tua luz. Ámen.

 

Oração Universal

V/ Caríssimos fiéis: elevemos a nossa oração a Jesus Cristo, que nos veio trazer a sua paz, e roguemos pela Igreja e por todas as pessoas, dizendo, com toda a confiança:

R/ Jesus, fazei de nós autênticos discípulos. 

  1. Pelo Papa Francisco e pelos bispos, presbíteros e diáconos do mundo inteiro, para que, meditando na atitude de Maria, como ela sirvam a Deus nos que precisam, oremos. 
  2. Pelos povos que há muito estão em guerra, para que as tréguas do Natal façam nascer as condições de uma paz justa, oremos. 
  3. Pelos doentes, pelos pobres e pelos que vivem sozinhos, para que encontrem, nesta festa de Natal, quem reconheça a sua dignidade, oremos. 
  4. Pelos que se encontram longe de seus lares e por todos os que trabalham no estrangeiro, para que voltem com saúde a suas casas, oremos. 
  5. Pelas famílias de cada um de nós, pelas pessoas que mais trabalham nestes dias e por aquelas que fazem do Natal uma mera festa comercial, para que todas abram o coração ao Senhor e O sirvam com alegria, oremos. 

V/ Senhor Jesus Cristo, que viestes ao mundo para fazer a vontade do Pai, enchei-nos do vosso Espírito de amor, para que, como Isabel e como a Virgem Maria, Vos sirvamos naqueles que mais precisam. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.

R/ Ámen. 

 

Encontrar o Pão na Palavra

Meditação Eucarística

O episódio da Visitação pode ser, quase palavra por palavra, aplicado ao rito da Comunhão na Eucaristia. Como Maria, também o celebrante se põe a caminho em direção aos comungantes, “saúda” o comungante com as palavras “o corpo de Cristo”, o comungante exulta de alegria, gratidão e humildade no seu íntimo ao ouvir tais palavras, que testemunham da presença do Salvador, e pode exclamar a bem-aventurança daquele que acredita que Deus cumpre sempre a sua Palavra, em particular as palavras da Consagração do Pão e do Vinho. Como Maria, o celebrante é também um teóforo, alguém que leva Deus. Isto aplica-se também aos Ministros Extraordinários da Comunhão, em particular levando a Comunhão aos doentes.

 

Sair em missão

Como Maria, a nossa Mãe, sai do conforto da apatia e vai visitar alguém – os teus avós, os teus pais, um familiar que já vês há algum tempo. Ou podes ser mais ousado e procurar uma oportunidade de voluntariado junto daqueles que podem ser marginalizados pela sociedade.


Download de Ficheiros

c_advento_4.docx

Pão na Palavra



Relacionadas

2024.11.07

Departamento Arquidiocesano para a Liturgia

Passos de Esperança