Arquidiocese de Braga -
12 dezembro 2024
IV Domingo do Advento | C
“Bendita és tu entre as mulheres”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Seguindo a caminhada para o tempo de Advento-Natal “Passos de Esperança”, colocar-se-á, num lugar de destaque, junto da lamparina (ou a coroa com as velas de Advento), a pegada com a seguinte afirmação: «Ver o lado positivo com humor».
Sugestão de cânticos
[Entrada] Desça o orvalho – J. Santos
[Preparação Penitencial] Kyrie, eleison – M. Carneiro
[Apresentação dos dons] Exulta, ó filha de Sião – J. Santos
[Comunhão] Feliz és Tu porque acreditaste – C. Silva
[Final] Maria, fonte de esperança – M. Luís
Eucologia
[Orações presidenciais] Orações do Domingo IV do Advento
[Prefácio] Prefácio I-A do Advento
[Oração Eucarística] Oração Eucarística III
[Bênção] Bênção solene para o Advento
Ministérios Litúrgicos
Perante o impulso do coração, a jovem Maria, já “Cheia de Deus”, faz-se ao caminho, praticando o Evangelho com o seu próprio ser. A prontidão que tem para prestar a caridade revela um coração que já só vive por e para Deus. Neste sentido, deve-se destacar os MEC que fazem a visita aos doentes e idosos e lhes levam a Sagrada Comunhão. Quanta exultação não existe no coração daqueles que são visitados? Assim sendo, propõe-se fazer um envio “formal” dos MEC aos idosos e doentes ao final da Eucaristia, sublinhando este ministério.
Evangelho para os jovens
No Evangelho escutamos a jovem Maria de Nazaré, que se pôs a caminho. Ela, já “Cheia de Deus” no seu coração e no seu ventre, poderia facilmente ter ficado quieta; não faltariam desculpas e justificações válidas para ficar em casa a repousar: estava grávida e tinha de se proteger; estava grávida de Deus e por isso os outros é que tinham de vir ter com ela; não queria sair do conforto da sua vida… Porém, o coração de Maria não tinha egoísmo. Ela já estava a evangelizar, já estava a levar Jesus a todos. Ela levantou-se, deixou o seu conforto e as desculpas para trás e foi ter com a sua prima que precisava de cuidados e ajuda.
Em Maria, podes ver o exemplo a seguir: ao receberes Jesus no coração, não o escondas, não arranjes desculpas. Vai! Evangeliza através de gestos concretos, visita alguém ou partilha o teu tempo com quem precisa de alguém que o escute. Começa já a fazer o caminho de levar Jesus a todos e todos a Jesus neste tempo de preparação próxima para o Natal!
Caminhada “Passos de Esperança”
A seguir à homilia, propõe-se que se acenda a lamparina ou a vela da coroa de Advento e se convide toda a assembleia a rezar a oração que está prevista para esta quarta semana do Advento. Para isso, a equipa de acolhimento poderá distribuir à entrada da Igreja a pagela com a pegada, onde se pode ler a oração. Durante a semana, esta oração pode continuar a ser rezada em família e nos vários movimentos ou grupos de apostolado, ou ainda nos ambientes que cada cristão frequenta:
Senhor, que és caminho, verdade e vida, ajuda-nos a reconhecer o lado positivo da nossa vida, como Maria fez ao levar alegria a Isabel. Que possamos ser portadores de amor e esperança, espalhando sorrisos mesmo nas dificuldades, sempre refletindo a Tua luz. Ámen.
Oração Universal
V/ Caríssimos fiéis: elevemos a nossa oração a Jesus Cristo, que nos veio trazer a sua paz, e roguemos pela Igreja e por todas as pessoas, dizendo, com toda a confiança:
R/ Jesus, fazei de nós autênticos discípulos.
- Pelo Papa Francisco e pelos bispos, presbíteros e diáconos do mundo inteiro, para que, meditando na atitude de Maria, como ela sirvam a Deus nos que precisam, oremos.
- Pelos povos que há muito estão em guerra, para que as tréguas do Natal façam nascer as condições de uma paz justa, oremos.
- Pelos doentes, pelos pobres e pelos que vivem sozinhos, para que encontrem, nesta festa de Natal, quem reconheça a sua dignidade, oremos.
- Pelos que se encontram longe de seus lares e por todos os que trabalham no estrangeiro, para que voltem com saúde a suas casas, oremos.
- Pelas famílias de cada um de nós, pelas pessoas que mais trabalham nestes dias e por aquelas que fazem do Natal uma mera festa comercial, para que todas abram o coração ao Senhor e O sirvam com alegria, oremos.
V/ Senhor Jesus Cristo, que viestes ao mundo para fazer a vontade do Pai, enchei-nos do vosso Espírito de amor, para que, como Isabel e como a Virgem Maria, Vos sirvamos naqueles que mais precisam. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.
R/ Ámen.
Encontrar o Pão na Palavra
Meditação Eucarística
O episódio da Visitação pode ser, quase palavra por palavra, aplicado ao rito da Comunhão na Eucaristia. Como Maria, também o celebrante se põe a caminho em direção aos comungantes, “saúda” o comungante com as palavras “o corpo de Cristo”, o comungante exulta de alegria, gratidão e humildade no seu íntimo ao ouvir tais palavras, que testemunham da presença do Salvador, e pode exclamar a bem-aventurança daquele que acredita que Deus cumpre sempre a sua Palavra, em particular as palavras da Consagração do Pão e do Vinho. Como Maria, o celebrante é também um teóforo, alguém que leva Deus. Isto aplica-se também aos Ministros Extraordinários da Comunhão, em particular levando a Comunhão aos doentes.
Sair em missão
Como Maria, a nossa Mãe, sai do conforto da apatia e vai visitar alguém – os teus avós, os teus pais, um familiar que já vês há algum tempo. Ou podes ser mais ousado e procurar uma oportunidade de voluntariado junto daqueles que podem ser marginalizados pela sociedade.
Download de Ficheiros
c_advento_4.docx
Pão na Palavra
Partilhar