Arquidiocese de Braga -

28 novembro 2024

Solenidade da Imaculada Conceição

Fotografia

“Faça-se em mim segundo a tua palavra”

Celebrar em comunidade

 

Itinerário simbólico

Seguindo a caminhada para o tempo de Advento-Natal “Passos de Esperança”, colocar-se-á, num lugar de destaque, junto da lamparina (ou a coroa com as velas de Advento), a pegada com a seguinte afirmação: «Acreditar em si mesmo».

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Exulto de alegria no Senhor – M. Silva

[Preparação Penitencial] Kyrie, eleison – M. Simões

[Glória] Glória a Deus nas alturas – F. Santos

[Apresentação dos dons] À Virgem, cheia de graça – A. Cartageno

[Comunhão] É celebrada a vossa glória – F. Santos

[Final] Madrinha de Portugal – B. Salgado

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações próprias da solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria

[Prefácio] Prefácio próprio da solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria

[Oração Eucarística] Oração Eucarística III

[Bênção] Bênção solene para as celebrações da Virgem Santa Maria

 

Ministérios Litúrgicos

A Imaculada Conceição da Virgem Maria ajuda-nos a entender o estado de graça que nos precede, porque somos desejamos pelo amor de Deus. Nesse sentido, propõe-se que as equipas de acolhimento prestem um serviço generoso e autêntico de acolhimento, sem julgamento prévio.

 

Proclamação da Palavra

“Faça-se”: talvez nos pareça um verbo distante e sem importância. Mas é o acontecer da palavra, isto é, da vida que se abre. Por isso, neste dia, lembre-nos como é que a Palavra de Deus nos abre o próprio mundo. Como é que a palavra nos resgasta o coração? Muitas vezes, tal como nossa Senhora temos de ser capazes do salto da fé, isto é, de sabermos ler o tempo, de saber ler a palavra, porque nela está expresso destino de Deus. Assim, propõe-se que os leitores cantem a introdução e a aclamação de cada leitura.

 

Evangelho para os jovens

Maria pergunta ao anjo: “como pode isso acontecer?” E o anjo responde: "o Espírito virá sobre ti e tu pôr-lhe-ás o nome de Jesus”. Foi através da comunhão de desejos que Deus encheu o tempo com a salvação. Tal como diz S. Agostinho: “tornei-me para mim mesmo uma pergunta”.

Embora não seja percetível, a interrogação de Maria contém uma resposta que nos antecede: o desejo de Deus. Muito mais do que o nosso desejo, nós somos um desejo de Deus, cuja resposta encontramos em Jesus.  Deus é o desejo de ti. Por isso, a força do Altíssimo repousa sobre Maria, para nos mostrar a resposta de Deus à humanidade. Deus faz-se morada em Maria para que sejamos morada d’Ele. Portanto, com diz Tomás Halík: “a fé cristã consiste na coragem de ‘entrar nesta história’. E entramos nela a partir daquilo que somos: feridos, desvirtuosos, pobres, esquecidos, inquietos, para assim o Natal seja o crescer no ser Jesus”.

 

Caminhada “Passos de Esperança”

A seguir à homilia, propõe-se que se acenda a lamparina ou a vela da coroa de Advento e se convide toda a assembleia a rezar a oração que está prevista para esta segunda semana do Advento, marcada pela solenidade da Imaculada Conceição. Para isso, a equipa de acolhimento poderá distribuir à entrada da Igreja a pagela com a pegada, onde se pode ler a oração. Durante a semana, esta oração pode continuar a ser rezada em família e nos vários movimentos ou grupos de apostolado, ou ainda nos ambientes que cada cristão frequenta:

Senhor, que és Palavra que dá vida em abundância, como Maria confiou em Ti, dá-nos a força para acreditar em nós mesmos. Ajuda-nos a aceitar o Teu plano de amor com coragem e a servir com humildade, sempre confiantes na Tua infinita graça. Ámen.

 

Oração Universal

V/Irmãs e irmãos, bendigamos a Deus, que nos enviou a grande bênção prometida a nossos pais e, por intercessão da Virgem Imaculada, nossa padroeira, peçamos, com alegria:

R/   Interceda por nós a Virgem Imaculada.

1. Pela santa Igreja, presente em toda a terra em caminho de renovação pascal, para que não se deixe enganar pelo demónio, mas seja esposa de Cristo, santa e imaculada, oremos, por intercessão de Maria. 

2. Pelo Papa Francisco, pelos bispos e pelos presbíteros, para que, chamados e escolhidos por Deus, sintam a sua vida e o seu ministério cumulados da graça de serem sempre bons pastores, oremos, por intercessão de Maria. 

3. Pelos fiéis cristãos do mundo inteiro, para que reconheçam na Virgem Imaculada o sinal prometido por Deus aos nossos primeiros pais, oremos, por intercessão de Maria. 

4. Pelos governantes e autoridades da nossa terra, para que pensem sobretudo nos mais pobres e sirvam o bem comum dos cidadãos, oremos, por intercessão de Maria. 

5. Pelas mulheres que estão prestes a ser mães, para que saibam acolher e agradecer o dom da vida que Deus entrega em suas mãos, oremos, por intercessão de Maria. 

6. Pelos que cederam à tentação do unimigo e por todos os que vivem em pecado, para que se arrependam a dar e a receber o perdão, oremos, por intercessão de Maria. 

V/ Senhor, nosso Deus e nosso Pai, que convocastes e reunistes estes vossos filhos para celebrarem os louvores da Virgem Imaculada, fazei que, olhando para Ela, aprendam a imitá-la e a progredir na santidade. Por Cristo, nosso Senhor.

R/ Ámen. 

 

Encontrar o Pão na Palavra

Meditação Eucarística

A Imaculada Conceição, a Cheia de Graça, pode, com justiça, ser considerada um ícone da Eucaristia. De facto, graças à confiança na palavra de Deus, pelo poder do Espírito Santo, o Verbo de Deus encarna no seio da Virgem Santa Maria. Do mesmo modo, a Igreja invoca o Espírito sobre o pão e o vinho que, pela força das palavras de Jesus, se tornam Corpo e Sangue daquele que é chamado “Filho do Altíssimo”, porque a Deus nada é impossível. Maria é assim um ser eucarístico. Ela acolhe a força infinita de Deus na fé que gera o Verbo que vem ao mundo, para que o mundo tenha a vida e a tenha em abundância. Pela Eucaristia, também nós, tendo recebido o Verbo encarnado, somos chamados a levá-l’O ao mundo.

 

Sair em missão

Em cada dia, abrir a Bíblia e ler uma passagem da Palavra de Deus, deixando que ela ecoe no coração e na vida, como quem lê pela primeira vez, como quem se deixa enamorar, como quem se sente destinatário amado de Deus. 

 

DRIVE


Download de Ficheiros

c_advento_2_imaculada.docx

Pão na Palavra.jpeg



Relacionadas

2024.11.07

Departamento Arquidiocesano para a Liturgia

Passos de Esperança