Arquidiocese de Braga -

8 outubro 2024

XXVIII Domingo do Tempo Comum | B

Fotografia

“Tu sabes os mandamentos”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Fazer um arranjo com flores abundantes diante do altar.

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Jesus é a Palavra de Deus Pai – Az. Oliveira

[Apresentação dos dons] Tudo Vos damos – M. Faria

[Comunhão] Os ricos empobrecem – C. Silva

[Final] Senhora do manto lindo – H. Faria

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações para o Domingo XXVIII do Tempo Comum

[Prefácio] Prefácio da Oração Eucarística IV

[Oração Eucarística] Oração Eucarística IV

[Bênção] Bênção solene para o Tempo Comum V

 

Catequese Mistagógica

Saudação da paz

Recebemos a paz de Cristo; paz que não é mera ausência de guerra e conflito, mas a certeza interior de que em todos os momentos da vida temos o Senhor connosco. A paz vem do altar, do Cordeiro de Deus, que se entrega para nossa salvação. É um dom que não podemos guardar para nós, daí que a Igreja nos convida a um gesto de paz para com os irmãos que rezam connosco. Não é um momento de cumprimentos, mas de um gesto simbólico que manifeste a nossa intenção de reconhecermos Aquele que é a nossa paz em cada irmãos, de vivermos em paz com todos e de sermos construtores da paz.

 

Liturgia da Palavra

Tendo em conta a afirmação da segunda leitura – “a palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que uma espada de dois gumes” – destacar a proclamação da Palavra com o uso do Evangeliário e de incenso na procissão de entrada e na proclamação do Evangelho. 

Além disso, sugere-se que os leitores cantem a introdução da leitura e a sua conclusão. 

 

Evangelho para os jovens

O Evangelho deste Domingo convida-nos ao desprendimento e ao despojamento. A nossa confiança deve estar em Deus; Ele é que satisfaz todos os nossos anseios e necessidades. Os bens ajudam-nos na nossa vida e são necessários. Mas eles são apenas bens e nunca fins em si mesmos. O Senhor pede-nos que saibamos viver quer na abundância quer na carência, colocando n’Ele a nossa confiança em todos os momentos. 

 

Oração Universal

V/Caríssimos irmãos e irmãs: só Deus é bom e só Ele pode converter os corações. Pecamos-lhe por nós mesmos, por toda a Igreja em processo sinodal e por todas as pessoas da terra, dizendo, humildemente:

R/Deus omnipotente, vinde em nosso auxílio. 

1. Para que a Igreja, em suas comunidades e seus grupos de apostolado, dê testemunho do Senhor que Se fez pobre e encontre n'Ele a única riqueza, oremos.

2. Para que o Sínodo que está a decorrer em Roma conte com participantes empenhados e iluminados pelo Espírito Santo, possa gerar bons frutos para a vida da Igreja e a todos comprometa na renovação das comunidades cristãs, oremos.

3. Para que surjam muitas pessoas que considerem a riqueza como nada e se deixem apaixonar pela pobreza evangélica, oremos.

4. Para que muitos jovens não vivam agarrados a dependências ilusórias, mas se deixem cativas pelo desprendimento e pela simplicidade de vida, por causa de Jesus e do Evangelho, oremos.

5. Para que os cristãos acreditem na Palavra de Deus, experimentem que ela é viva e eficaz e a ponham em prática nas suas vidas, oremos.

V/ Deus Pai, que nos chamais a seguir o vosso Filho, fazei que os nossos corações se disponham a ouvir a sua voz e se coloquem ao serviço do seu Reino. Por Cristo, nosso Senhor. 

R/ Ámen. 

 

Encontrar o Pão na Palavra

Meditação Eucarística

Nós podemos ir à Eucaristia movidos por muitos desejos: encontrar os amigos, cantar no coro ou tocar no órgão, encontrar-se com pessoas na memória de um defunto ou numa festividade, ou até mesmo por razões económicas. Todavia, todas essas nossas riquezas devem ser trocadas pelo tesouro do Céu. Tudo deve ser unificado num único desejo: a vida eterna, fazendo assim ecoar no nosso coração as palavras do salmista: “uma só coisa peço ao Senhor, habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida”. Assim como Jesus subiu a Jerusalém animado pelo desejo ardente de comer a Páscoa com os discípulos, assim também nós, seguindo Jesus, nos devemos aproximar da Eucaristia deixando tudo e unificados no único desejo do Céu.

 

Sair em missão

A oração coleta da Missa deste Domingo diz: “nós Vos pedimos, Senhor, que a vossa graça preceda e acompanhe sempre as nossas ações e nos torne cada vez mais atentos à prática das boas obras”. Pratiquemos uma obra de misericórdia que mostre a nossa vontade de nos despojarmos, para que a nossa confiança e segurança estejam em Deus e não nos bens que possuímos. 


Download de Ficheiros

B_Comum_28.doc

Pão na Palavra