Arquidiocese de Braga -

23 julho 2024

XVII Domingo Tempo Comum | B

Fotografia

“Este é, na verdade, o Profeta que estava para vir ao mundo”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Arranjo floral, contendo o monograma de Cristo (P e X sobrepostos).

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Caminhamos na alegria – H. Faria

[Apresentação dos dons] Levamos ao vosso altar – M. Borda

[Comunhão] Formamos um só corpo – C. Silva

[Pós-Comunhão] Demos graças ao Senhor – A. Cartageno

[Final] Cantai, cantai alegremente – M. Faria

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações para o Domingo XVII do Tempo Comum

[Prefácio] Prefácio Dominical X

[Oração Eucarística] Oração Eucarística pelas diversas necessidades IV

[Bênção] Bênção Solene do Tempo Comum IV

 

Catequese Mistagógica

“Intercessões da Oração Eucarística”

Interceder significa mediar ou advogar entre dois. Por isso, uma intercessão espelha o nosso desejo de alcançarmos alguém ou alguma graça, através da ajuda/apoio de outrem. Na celebração eucarística todos os fiéis se dirigem a Deus, através das intercessões a que o celebrante principal dá voz. Nas intercessões da Oração Eucarística, num primeiro momento, os fiéis confiam na «intercessão da Virgem ou dos Santos» e, sobretudo, na do Sumo Sacerdote, Jesus Cristo. Na segunda parte, fazem-se intercessões pela Igreja, pelos oferentes, os presentes e os que de alguma maneira foram protagonistas da celebração (batizados, confirmados, esposos, professos, ordenados, defuntos).

Importa ainda referir que estas intercessões se focam na redenção de Cristo que se manifesta como sinal de unidade de toda a Igreja, que reza e canta os louvores de Deus.

 

Introdução ao espírito celebrativo

Hoje celebramos o Domingo XVII do Tempo Comum. Neste dia, escutaremos como a Providência do Senhor acompanha sempre aqueles que a Ele se confiam. Os avós e os idosos são aqueles que há mais tempo se cofiam ao Senhor. Neste Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, queremos agradecer o dom das suas vidas e manifestar o nosso compromisso em cuidar deles, dando cumprimento às palavras do Papa Francisco, na sua Mensagem para este dia: «mantendo-se junto dos idosos, reconhecendo o papel insubstituível que eles têm na família, na sociedade e na Igreja, também nós receberemos muitos dons, tantas graças, inúmeras bênçãos!» (Papa Francisco, Mensagem para o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, 2024).

 

Evangelho para os jovens

A Liturgia da Palavra deste Domingo toca na necessidade humana de encontrar a cada momento o alimento para viver plenamente a sua vida. Os jovens também são chamados e procurarem formas de encontrarem o pão de cada dia. Isso é, muitas vezes, um grande desafio e uma grande preocupação para eles, pois os contextos sociais e económicos, nem sempre possibilitam igualdade de oportunidades. Jesus diz-nos que há um alimento que só Ele nos pode dar, mas que é esse alimento que preenche muitas das nossas fomes. Também os jovens são chamados a confiarem-se ao Senhor e a empenharem-se com todas as suas forças para se alimentarem desse Pão, sem esquecer tudo aquilo que podem fazer com as suas mãos para o obter. Em suma, todos os jovens (e todos nós) deveriam ter presente esta pequena mensagem de Santo Inácio de Loyola: «trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus».

 

Oração Universal

V/Irmãos e irmãs: oremos com fé a Deus Pai por intermédio de Jesus Cristo nosso Salvador, pelas necessidades de todos os seres humanos, dizendo, cheios de confiança:

R/Ouvi, Senhor, a nossa oração. 

 

  1. Pelo nosso arcebispo José, pelos presbíteros e diáconos, pelos acólitos, leitores e catequistas e pelos fiéis que servem a Igreja, oremos.
  2. Pelo progresso espiritual de todos os povos, pelo desenvolvimento material dos cidadãos e pela justa distribuição das riquezas, oremos.
  3. Pelos que têm fome de pão e de esperança, pelos que repartem os seus bens com os mais pobres e pelos que estendem a mão aos que caíram, oremos.
  4. Pelos que estão a sofrer pela sua fé, pelos que se empenham em viver em paz com todos, e pelos presos, pelas vítimas da guerra e pelos que estão doentes, oremos.
  5. Pelos avós e pelos idosos que sofrem com a solidão e o abandono, pelos que encontram sempre quem cuide deles com ternura e amor, e pelo testemunho de fé que partilham aos mais jovens, oremos.
  6. Por todos nós que escutámos a Palavra, por aqueles que vão comungar o Pão da vida e pelos defuntos da nossa comunidade, oremos.

V/ Deus de infinita bondade, que abris as vossas mãos e saciais a nossa fome, fazei-nos repartir com quem não tem o pão que sobeja em nossas mesas. Por Cristo, nosso Senhor.

R/ Ámen. 

 

Encontrar o Pão na Palavra

Meditação Eucarística

O Pão eucarístico é um pão investido radicalmente pela Palavra de Jesus: “isto é o meu Corpo entregue por vós”. Por isso, quando falamos da Eucaristia, nós referimo-la como uma refeição com duas mesas: a da Palavra e a do Pão; ou, melhor ainda, uma única mesa desdobrada em duas partes. Por isso, Jesus sobe à montanha para nos dar o seu grande “sermão da montanha” no Evangelho de Mateus; e Jesus também sobe à montanha para significar o dom da Eucaristia no milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Como Moisés, Jesus sobe à montanha para nos dar a Nova Lei do Amor que cumpre a Antiga Lei; como no deserto junto ao Sinai, Jesus alimenta o povo de Deus não com o maná, mas com o seu Corpo e Sangue.

 

Sair em missão

Nesta semana, dedicada aos avós e aos idosos, desafiamos cada um a marcar presença na vida de um idoso, seja por uma visita presencial a um familiar ou a uma instituição, um telefonema, ou por outra forma que ajude a mostrar o quão importantes são os mais velhos nas nossas vidas.


Download de Ficheiros

B_Comum_17.doc

Pão na Palavra