Arquidiocese de Braga -
25 junho 2024
XIII Domingo do Tempo Comum | B
“A tua fé te salvou”
Semear a Palavra
“A tua fé te salvou”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Arranjo floral com um círio aceso.
Sugestão de cânticos
[Entrada] Louvai, louvai o Senhor – F. Silva
[Apresentação dos dons] Senhor, nós Vos oferecemos – B. Salgado
[Comunhão] Senhor, eu creio que sois Cristo – F. Silva
[Final] Quero cantar o Vosso nome – A. Cartageno
Eucologia
[Orações presidenciais] Orações para o Domingo XIII do Tempo Comum
[Prefácio] Prefácio da Oração Eucarística para as diversas necessidades IV
[Oração Eucarística] Oração Eucarística para as diversas necessidades IV [Bênção] Bênção solene para o Tempo Comum IV
Preparação Penitencial
Sugere-se que se opte pela fórmula B da preparação penitencial da Eucaristia.
Evangelho para os jovens
Jesus Cristo veio para dar vida em abundância a todos os que vão ao seu encontro. Só Ele plenifica os nossos sonhos; só Ele nos ajuda a integrar e a fazer das nossas fragilidades oportunidades de crescimento; só Ele tem poder para curar as nossas enfermidades. Tenhamos coragem de nos colocarmos nas mãos de Deus e de lhe confiarmos a nossa vida.
Catequese Mistagógica
Profissão de fé, segundo a fórmula do “Credo do Povo de Deus”
Na conclusão do “Ano da Fé” de 1968, a comemorar o XIX centenário do martírio dos apóstolos Pedro e Paulo, o Papa Paulo VI promulgou uma solene profissão de fé, que ficou conhecida como “Credo do Povo de Deus”. Trata-se de um desenvolvimento mais aprofundado dos diversos artigos do símbolo da fé, com o intuito de, segundo palavras do documento emitido pelo Papa Paulo VI: “confirmar o nosso propósito de relacionar a mesma Fé com a vida dos tempos atuais, em que a Igreja deve peregrinar no mundo”.
Oração Universal
V/ Caríssimos irmãos e irmãs: com a forca que nos vem da fé, façamos subir até ao Pai celeste súplicas e preces por toda a humanidade, dizendo:
R/ Concedei-nos, Senhor, a vossa graça.
Para que o nosso arcebispo José, os presbíteros e os diáconos recordem sempre aos fiéis e aos catecúmenos que a salvação vem pela fé em Jesus Cristo, oremos.
Para que as pessoas, ao olharem para Jesus, que Se fez pobre para nos enriquecer dos seus dons, sintam fome e sede de justiça, oremos.
Para que a semente que os agricultores lançam à terra lhes dê o fruto que eles esperam e desejam e traga o sustento àqueles que nada têm, oremos.
Para que a fé da mulher que tocou no manto de Jesus e a de Jairo, que esperou contra toda a esperança, deem vigor à nossa própria fé, oremos.
Para que os cristãos, ao celebrarem a Eucaristia com uma fé inabalável, deem corpo a uma “Igreja Eucarística”, como fruto do Quinto Congresso Eucarístico Nacional, oremos.
Para que os membros da nossa assembleia dominical honrem sempre o seu nome de cristãos e aliviem a indigência dos mais pobres, oremos.
V/ Pai santo, fonte de todos os bens e origem de tudo quanto temos e somos, ensinai-nos a reconhecer os benefícios que recebemos da vossa liberalidade e a louvar-Vos, com a voz e com a vida. Por Cristo, nosso Senhor.
R/ Ámen.
Encontrar o Pão na Palavra
Meditação Eucarística
Para levantar uma menina tida por morta, Jesus ultrapassa a multidão, as suas objeções, a sua oposição, o seu alvoroço e mesmo escárnio. Os discípulos acompanham-no, mas são apenas testemunhas de tudo isto. No final, Jesus pede que deem de comer à menina. Também, um certo dia, junto ao mar da Galileia, Jesus se preocupa com a alimentação da multidão e multiplica os pães e os peixes. Numa outra ocasião, aconteceu algo semelhante num lugar deserto. A Igreja recorda assim a interpelação de Jesus que a convida a dar de comer, não apenas do pão que alimenta o corpo, mas sobretudo do alimento que permanece para a Vida eterna, o Seu Corpo. Este último é o alimento que Jesus deseja sobretudo oferecer a todas as pessoas.
Sair em missão
Tal como Jesus, que as nossas palavras e gestos levem vida em abundância àqueles que mais precisam de alento e conforto.
Download de Ficheiros
Sugestões litúrgicas.Doc
Partilhar