CEP | 14 Dez 2022
Comunicado do Conselho Permanente da CEP
Comunicado sobre alguns assuntos tratados na reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) realizada hoje, 13 de dezembro, via zoom, devido à forte intempérie que impossibilitou a deslocação a Fátima dos membros do Conselho:
  © DR

1. O Conselho começou por expressar a sua solidariedade para com todos os cidadãos que estão a ser mais atingidos pelo mau tempo que assola o nosso país e reconhece o esforço das autoridades, da proteção civil, dos bombeiros e outras instituições para acudir às situações de emergência.

2. Sobre a aprovação da legalização da eutanásia e do suicídio assistido pela Assembleia da República, o Conselho manifesta a sua tristeza por essa decisão, reiterando tudo o que que foi expresso pela CEP em recente nota sobre o assunto, mostra a sua sintonia com outras instituições civis, católicas e de outras religiões que se manifestaram igualmente contrárias e espera que o diploma aprovado possa ainda ser alterado, dado o processo legislativo não estar ainda concluído.

3. Em resposta a um pedido urgente do Arcebispo de Kiev para apoio financeiro à Igreja da Ucrânia, particularmente o Seminário Maior da Santíssima Trindade com os seus 105 seminaristas e todas as instituições que dele dependem, bem como à missão dos 370 padres que passam grandes dificuldades no apoio às populações, o Conselho decidiu lançar uma campanha de angariação de fundos junto das dioceses e outras instituições eclesiais. Todos os donativos serão entregues nos próximos dias diretamente à Arquidiocese de Kiev através do Secretariado geral da CEP.

4. O Conselho reconheceu a relevância das comemorações que estão a decorrer em Lisboa sobre os 50 anos da vigília da Capela do Rato, celebrada em 1972, com o objetivo de refletir sobre a paz e a contestação à guerra colonial, contributo importante na educação para a paz e na afirmação da democracia.

5. O Conselho fez o ponto da situação sobre o processo de estudo, em curso, sobre os abusos sexuais de menores na Igreja Católica em Portugal, e cujo relatório será entregue, em fevereiro de 2023, pela Comissão Independente. No final do retiro do episcopado, a 3 de março, está prevista a realização de uma assembleia plenária extraordinária para analisar o referido relatório.

6. O Conselho refletiu ainda sobre outros assuntos: a participação da conferência episcopal na assembleia sinodal da Europa, a decorrer em Praga (República Checa) de 5 a 9 de fevereiro de 2023, no âmbito do Sínodo 2021-2024; a participação no XV encontro de bispos das Igrejas lusófonas, a decorrer em Nampula (Moçambique) de 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023.