Mapa do Site Condições de Utilização © Arquidiocese de Braga. Todos os direitos reservados
Entrega nos locais e formas habituais, ou por transferência bancária para o Iban da paróquia: PT50 0010 0000 2203 7000 0010 3
Uma comunidade paroquial é, essencialmente, uma família de famílias, na definição do Papa Francisco. Por isso, o seu dinamismo pastoral não pode esquecer as próprias famílias. E esta é uma tarefa específica da equipa de Pastoral Familiar, constituída em 2017 na paróquia de Gualtar.
Os documentos arquidiocesanos, neste âmbito da Pastoral, afirmam que é na paróquia que “a Pastoral Familiar tem mais oportunidade de ser bem sucedida, sentida e promovida. São as Equipas Paroquiais que entrarão em contacto mais direto com as famílias, com as suas alegrias, as suas preocupações e os seus problemas.
Como objectivos específicos assume: agir em ligação com a Equipa Arciprestal/Arquidiocesana da Pastoral Familiar; refletir sobre a realidade familiar concreta da respetiva paróquia, a partir do levantamento dos problemas, dificuldades ou carências, de ordem material ou espiritual; iluminar com a Palavra de Deus as realidades detetadas, com vista às soluções que, à luz do Evangelho e segundo os valores humanos e cristãos, podem ou devem ser dadas; ir ao encontro da resolução das situações em clima de ajuda fraterna, na partilha do amor de Cristo; promover um trabalho consistente em ordem à constituição de grupos de famílias para a reflexão e vivência cristã.
Como principais actividades, tem assumido os encontros de preparação para o Baptismo, um encontro trimestral para casais, a celebração da Sagrada Família e do Baptismo do Senhor, bem como a participação na pastoral quotidiana da paróquia.
Rua da Igreja Nova, 4
4710-077 Braga
253144740
965098699
Terças e Quintas - das 17h - 18:45h
Sábado - Conforme boletim
Segundas e feriados civis: 08h00
Terça a Sexta: 18h30
Sábado: 18h00
Domingos e dias santos: 08h00 e 11h00
a) EXCEPTO:
25 Janeiro a 02 de Fevereiro (novena S. Brás)
Sextas feiras da Quaresma (Via Sacra)
Mês de Maio (recitação do Terço)
20 a 29 de Setembro (novena de S. Miguel)
Ás 20.15h
.
1. Mensalmente, na semana da Primeira Sexta, antes da celebração da Eucaristia
2. Na Celebração Penitencial que a Catequese prepara, na etapa final de cada trimestre (Cfr. Boletim / Agenda)
3. Em qualquer momento, combinando com o pároco
1. Mensalmente, na semana em que ocorre a Primeira Sexta, o pároco visita os doentes e pessoas impossibilitadas de se deslocar à Igreja, que assim o solicitarem
2. A qualquer momento, a mesma visita pode ser agendada com o pároco
3. Os Ministros Extraordinários da Comunhão asseguram, semanalmente, aos domingos ou outro dia mais conveniente, a Sagrada Comunhão aos doentes e todos quantos estejam impossibilitados de se deslocar à Igreja. Para tal, devem informar o pároco.