Contributo Paroquial

Entregue pelos moldes habituais ou transferência para IBAN da paróquia

PT50 0036 0038 99100265057 76

V Domingo da Quaresma | B

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Este (São Mamede)
4 Mai 2021
São Simão

S. Simão faz partes dos doze primeiros apóstolos escolhidos por Jesus. Nos evangelhos é citado como Simão o Cananeu, (Mateus 10,4) e (Marcos 3,18) e Simão o Zelota (Lucas 6,15). Se Cananeu se refere à terra do seu nascimento, Canaã da Galileia, que se situa no atual estado de Israel, Zelota por ser membro dos Zelotes, cuja ligação é pouco provável, ou “zeladores”, conservadores das tradições judaicas que lutavam pela libertação de Israel da ocupação romana.

Para alguns estudiosos da Bíblia as alcunhas de “cananeu e zelota” terão sido postas apenas e só para o distinguir de Pedro, que também se chamava Simão.

Tal como todos os outros apóstolos, também Simão fez parte das missões de evangelização que ocorreram após a Ascensão de Cristo. Segundo a tradição, Simão, juntamente com Filipe, terá evangelizado no Egipto, seguindo posteriormente para Inglaterra e Espanha. Terá chegado à Ásia Menor, donde teria partido junto com Judas Tadeu para a Mesopotâmia e a Síria, chegando à Pérsia onde se juntou a outros apóstolos que por lá evangelizavam. «Apóstolo associado a S. Judas Tadeu. De ambos pouco se sabe, crendo-se que se tenham devotado ao apostolado com outros apóstolos. Simão terá sido martirizado como o profeta Isaías: serrado ao meio. É por isso que o seu atributo é uma serra»[1]

Hegésipo, cronista cristão, conta que Simão teria sofrido o martírio durante o império de Trajano, contando já com a avançada idade de 120 anos. Sobre o seu martírio, as versões são duvidosas, permanecendo a incerteza se morreu na cruz ou se foi queimado numa fogueira na Arménia, ou se, por outro lado, terá sido serrado ao meio. A tradição católica diz que foi queimado vivo. São Fortunato, bispo de Poitiers no século VI, diz que S. Simão e S. Judas Tadeu foram enterrados na Pérsia.

A Igreja Católica representa-o com os seguintes atributos: na mão direita segura um livro aberto e na mão esquerda um longo serrote, que terá sido o instrumento do seu martírio.

[1] Jorge Campos Tavares, Dicionário de Santos: Hagiológico, Iconográfico, de atributos, de artes e profissões, de Padroado, de compositores de música religiosa. (3.ª edição. Porto, Lello Editores, Lda. 2001) 135, col. 1.

Paróquia de Este (São Mamede)
Casa Paroquial

Rua Pe. Abílio Gomes Correia, 46
4715-658 Este São Mamede

TLM

Cartório Paroquial

Quarta-feira - 20h00

Sexta-feira - 20h00

Eucaristias

Domingo, 09h30
Terça-feira, 19h30
Quarta-feira, 19h30
Quinta-feira, 19h30
Sexta-feira, 19h30
Sábado, 19h30

Feriados Civis, 07:30

Feriados Religiosos, 09:30

Confissões
Visitas aos Doentes

A visita mensal aos doentes e/ou pessoas impossibilitadas de se deslocar à Igreja, deve ser marcada pelo próprio, ou seus familiares, com o pároco.

Semanalmente, os Ministros Extraordinários da Comunhão asseguram a Sagrada Comunhão.