Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-Religioso e não Crentes
Departamento para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-religioso | 2 Fev 2022
Ciclo de Conferências: Pela Nossa Saúde
17 e 24 fev. | 10 mar.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Todos temos consciência de que a saúde mental é a base do bem-estar geral e nunca fez tanto sentido como hoje o ditado popular “Mente sã, corpo são”.

As perturbações mentais e do comportamento são uma das principais causas na atualidade da incapacidade laboral e de uma vida social e familiar equilibrada e saudável. Segundo o relatório “Saúde mental em tempos de pandemia”, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, cerca de um terço da população (33,7%) apresentava, no período final do primeiro confinamento, sinais de sofrimento psicológico, números que revelam a premência de se abordar este tema sem tabus e preconceitos, sobretudo neste tempo pandémico em que vivemos desde 2020, em que se percebeu que esta problemática se intensificou e que foi necessário centrar o debate dos agentes sociais e da saúde em torno da discussão desta temática.

A Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Braga não é indiferente a esta questão e, neste sentido, propõe um espaço para o diálogo e o debate sobre a problemática da saúde mental através do Ciclo de Conferências intitulado “PELA NOSSA SAÚDE”, que irá decorrer entre os meses de fevereiro e março, e que contará com a reflexão de especialistas da área que nos ajudarão a refletir sobre este assunto com mais atenção.

O Ciclo de Conferências terá início no próximo dia 17 de fevereiro com a presença do médico psiquiatra, investigador e docente universitário, Pedro Morgado, que refletirá sobre a temática “Saúde mental: não está tudo bem”. 

O segundo encontro, agendado para o dia 24 de fevereiro, recebe a médica psiquiatra e professora universitária, Margarida Figueiredo Braga, que analisará a “Saúde mental e Educação, Informação e Cultura”.  Por último, no dia 10 de março, será a vez do psicólogo clínico e da saúde, Eduardo Carqueja, que nos ajudará a refletir sobre “A saúde mental e a religião”.

O Museu Pio XII volta a ser o palco selecionado para a realização presencial deste Ciclo de Conferências da Pastoral da Cultura, que terá o encontro marcado para as 21h

As inscrições (limitadas no número de participantes) estão abertas e disponíveis a toda a comunidade, podendo ser feitas em bit.ly/pelanossasaude.

As sessões serão creditadas para efeitos de progressão na carreira docente.

Para mais informações, podem contactar através do e-mail: cultura@arquidiocese-braga.pt ou do contacto: 91 454 106 3.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-Religioso e não Crentes
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Coordenador

P.e Eduardo Jorge Gomes da Costa Duque

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui