Desejo subscrever a newsletter de Departamento para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-Religioso e não Crentes
Departamento para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-religioso | 21 Mai 2018
14.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura: Desporto - Virtudes e riscos
2 de junho

No dia 2 de junho de 2018 realiza-se, em Fátima - Casa "Domus Carmeli", a 14.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, um encontro que se focará na temática do Desporto, debatendo as suas virtudes e riscos.

A escolha deste tema reflete as vastas intervenções de Papa Francisco e alguns dos seus antecessores sobre o Desporto, campo que levou o Conselho Pontifício da Cultura a criar um departamento exclusivo.

Entre as numerosas iniciativas do Vaticano contam-se a primeira conferência global sobre fé e desporto, a organização de competições internacionais no campo do atletismo, futebol de salão e críquete, a participação de delegações da Santa Sé nos Jogos Olímpicos e a criação de equipas desportivas.

O evento centrar-se-á na interpretação antropológica e nas atuais conexões socioculturais do Desporto, que vão desde a poética e ética do corpo e do espírito, aos poderes e desvios da irradiação social (negócio, corrupção, alienação, etc.). Entre outras pessoas, nestas Jornadas marcarão presença Ismael Teixeira, o "iron priest"(padre de ferro), como é conhecido por ter sido o primeiro sacerdote a completar mais de 220 km de uma ultramaratona, o escritor Gonçalo M. Tavares e o treinador de râguebi Tomaz Morais.
Os conferencistas terão também oportunidade de refletir sobre a hipótese de “atualização da perspetiva cristã do ideal humanista de mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são).”

À semelhança do ano anterior, durante o evento será atribuído o prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes ao ator Ruy de Carvalho.

O encontro, aberto a crentes e não crentes, e tem como público-alvo agentes da Pastoral da Cultura, professores, educadores e responsáveis pela juventude de paróquias, organismos e movimentos, dirigentes e treinadores de clubes desportivos a nível federativo e escolar.

As inscrições encontram-se disponíveis AQUI

Para mais informações visite goo.gl/gc4Bzz ou envie a sua mensagem para snpcultura@gmail.com.

In SNPCultura

Departamento para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-Religioso e não Crentes

Rua S. Domingos, 94 B

Coordenador

P.e Eduardo Jorge Gomes da Costa Duque

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui