Língua gestual

Desejo subscrever a newsletter de Basílica dos Congregados
Paulo Alexandre Terroso Silva | 30 Jun 2022
XIV Domingo do Tempo Comum
Exposição adoração do Santíssimo Sacramento. Dias 2 e 3 de julho, das 15h00 às 00h00 de domingo, e depois das 15h às 17h, temos exposição do Santíssimo Sacramento, recitação do terço da Divina Misericórdia, adoração e vésperas.

XIV Domingo do Tempo Comum
Ano 11 – n. 24 [versão impressa]

Pensamento da Semana
Que posso fazer eu pela Igreja? Não lamentar-me da Igreja, mas empenhar-me em prol da Igreja. Participar com paixão e humildade: com paixão, porque não devemos ficar espectadores passivos; com humildade, porque envolver-se na comunidade nunca deve significar ocupar o centro do palco, nem sentir-se o melhor impedindo aos outros de se aproximarem. Igreja em processo sinodal significa isto: todos participam, mas ninguém no lugar dos outros ou acima dos outros. Não há cristãos de primeira e segunda classe; mas todos, todos são chamados.
[Papa Francisco]

4 — S. Isabel de Portugal [MO]
5 — S. António Maria Zacarias, presbítero [MF]
6 — S. Maria Goretti, virgem e mártir [MF]
9 — SS. Agostinho Zao Rong, presbítero, e Companheiros, mártires [MF]
10 — XV Domingo do Tempo Comum

Suspensão da Eucaristia das 12h nos meses de Julho e Agosto
A partir do dia 4 de Julho, de segunda a sábado, até ao final de Agosto, a Eucaristia das 12h está suspensa.

Grupo Semeadores de Esperança
Este sábado, 2 de julho, das 15h às 16h30, no salão da Basílica, temos um novo encontro do “Grupo Semeadores de Esperança”.

Exposição adoração do Santíssimo Sacramento

Imposição do Pálio a D. José Cordeiro
A cerimónia da imposição do pálio a D. José Cordeiro decorre no dia 10 de Julho, às 15h30, na Sé, pelas mãos do Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo. A entrega do pálio objetiva o juramento de lealdade que os Arcebispos fazem ao Papa e a seus sucessores.

Inscrição na disciplina de EMRC
Estão a decorrer as matrículas nas escolas públicas para o ano letivo de 2022/2023. A disciplina de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica), que é de oferta obrigatória e de escolha livre em todas as escolas do Estado, não se confunde com a catequese paroquial nem concorre com ela. Esta disciplina, assegurada pela Igreja Católica, oferece aos alunos, em contexto escolar, uma "sabedoria de vida", aberta à transcendência e mobilizadora dos valores do humanismo cristão. Ela é essencial para quem procura um ensino que promove a formação integral dos alunos a partir da visão cristã da pessoa humana e do mundo.

Basílica dos Congregados

Avenida Central, 98

Cartório Paroquial

Segunda a Sábado
9h30 — 12h30
15h15 — 17h30

Eucaristias

De Segunda a Sexta
10h30 | 12h | 17h

10h30 |12h | 17h | 22h

9h | 10h30 | 12h

Confissões

Segunda a Sábado
9h30 — 10h25
11h — 11h45
15h15 — 16h
16h — 16h45

Visitas aos Doentes

Mediante solicitação, em horário a combinar com o reitor.

Clique Aqui

Clique Aqui